PA7 - Banco Ativo de Germoplasma de Milho

A conservação "ex situ" de coleções de milho (Zea mays) é essencial para o uso eficiente do germoplasma em programas de pesquisa. É necessário que haja novas fontes de germoplasma para uso no presente e no futuro, tendo em vista que as condições ambientais, pressão de pragas, novas tecnologias e demandas dos agricultores e consumidores estão se modificando constantemente. Neste contexto, é recomendável que as novas fontes de germoplasma apresentem potencial de produção e de outras características desejáveis como resistência aos estresses bióticos e abióticos e melhoria da qualidade nutricional. Estas informações são importantes na orientação e estímulo dos pesquisadores para a utilização de novas fontes da variabilidade genética. Neste contexto, atividades estratégicas como a caracterização, avaliação, regeneração e documentação são essenciais para a conservação e disponibilização desses recursos genéticos.
Dentre as estratégias que já vêm sendo adotadas pelo Banco Ativo de Germoplasma de Milho (BAG-Milho), a existência da coleção núcleo (Abadie et al., 2000) foi fundamental para organização da informação sobre os seus 3.800 acessos. Com isso, houve aumento da eficiência de utilização do germoplasma, bem como redução dos custos operacionais. Nas próximas etapas, faz-se necessário a avaliação dessa coleção quanto a caracteres de importância agronômica para ampliar o uso da variabilidade genética mantida no BAG-Milho por parte dos programas de melhoramento. A falta de informações sobre o desempenho dos acessos conservados é apontado por Nass e Paterniani (2000) como a principal razão pelo baixo uso de acessos do BAG-Milho por parte de melhoristas.
A organização das informações do banco de dados utilizando programas de sistemas de informações geográficas e de gerenciamento de banco de dados compatíveis com os atualmente mais utilizados no mercado facilitará a futura integração do BAG Milho com banco de dados já geoespacializadas e/ou que venham a ser estruturados contendo diferentes tipos de informações geoespecializadas e/ou associadas a acessos de milho do BAG. A integração das informações referentes ao BAG Milho com informações ambientais representará uma poderosa ferramenta de consulta para a pesquisa, podendo ser utilizada como base para outros projetos de integração de dados.
Para tanto, no âmbito deste Plano de Ação (PA) serão desenvolvidas ações visando  conservar, caracterizar acessos cuja identificação seja duvidosa, renovar e manter sementes, reintroduzir acessos perdidos, introduzir novos acessos, avaliar e aprimorar a coleção núcleo, documentar os recursos genéticos de milho, disponibilizar as informações obtidas à comunidade científica por meio de sistema informatizado (SIBAG/SIBRARGEN) e integrar informações fenotípicas e ambientais ampliando do uso do banco de germoplasma.

Objetivos:

  • Promover o enriquecimento e a conservação da diversidade genética de milho, assim como a caracterização e a organização das informações dos acessos conservados, com a finalidade de disponibilizar, para a pesquisa, atual e futura, a ampla diversidade genética deste cereal, visando a atender as necessidades de uma agricultura sustentável e de maior competitividade de mercado.
    Além de: realizar a sistematização das informações do Banco Ativo de Germoplasma de Milho, integrando dados de passaporte e caracterizações fenotípicas, o georreferenciamento dos acessos, gerando mapa permitindo a realização de análises geoestatísticas do conjunto de dados do BAG de Milho e a elaboração de base cartográfica compreendendo mapas temáticos de variáveis ambientais potencialmente relacionadas com o desenvolvimento da cultura de milho,
    - Agregação de valor ao BAG de Milho, considerando variáveis ambientais relacionadas com o desenvolvimento da cultura.

Responsável:
  •  Flavia França Teixeira

Equipe:
  •  Dea Alecia Martins Netto
  • Elena Charlotte Landau
  • Silvio Neto Jardim

 Atividades:

  •  Enriquecimento da variabilidade genética mantida no BAG-Milho
  • Conservação e manutenção da variabilidade genética mantida no BAG-Milho
  • Caracterização de germoplasma mantido no BAG-Milho
  • Manutenção e aprimoramento da coleção nuclear de milho
  • Documentação e disponibilização da informação da coleção mantida no BAG-Milho.
  • Georreferenciamento e agregação de valor ao banco de dados do germoplasma de milho
Ações do documento