Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC2 - Bancos Ativos de Gemoplasma de Cereais

PC2 - Bancos Ativos de Gemoplasma de Cereais

PC2Os cereais, que incluem o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, o sorgo, o milheto, o triticale e o centeio, constituem a base da alimentação humana e animal e várias dessas espécies contribuem significativamente para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola do Brasil, gerando empregos e impulsionando a economia nacional. Coletivamente, estas culturas totalizam cerca de 19 milhões de hectares cultivados e 47 milhões de toneladas de grãos produzidas, quase a metade da produção de grãos do país. No entanto, a produção nacional ainda é insuficiente para atender a demanda de cereais, apesar de o país ser o terceiro produtor mundial de milho, por exemplo. Este déficit entre o grão produzido internamente e a necessidade de consumo coloca o Brasil em uma posição de grande dependência do produto importado. Neste contexto, é essencial o aumento na produção de cereais e na qualidade do produto obtido, visando uma agricultura sustentável e uma maior competitividade de mercado.
Para fazer frente a tais demandas, e outras que ainda se farão sentir no futuro, é que se fazem necessários repositórios de germoplasma com ampla variabilidade genética disponível dos produtos agrícolas em questão. Hoje, a Embrapa mantém, em bancos de germoplasma, cerca de 100 mil acessos de cereais e espécies afins. Todavia, apesar da considerável diversidade genética existente, é evidente a deficiência em informação disponível para o usuário, bem como em estoques genéticos disponíveis para estudos básicos e avançados envolvendo a bioprospecção e a caracterização de genes e de produtos de sua expressão.
Isto posto, há que se promover a documentação, o enriquecimento, a manutenção e a disponibilização à pesquisa científica e tecnológica em cereais, de ampla variabilidade genética, devidamente caracterizada e organizada de forma apropriada para a utilização otimizada do germoplasma disponível, dos genes e dos produtos de sua expressão. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas no âmbito deste projeto irão compreender, essencialmente, aspectos relacionados a: 1. documentação e disponibilização do germoplasma e da informação existente à comunidade científica nacional; 2. enriquecimento da variabilidade genética disponível, através de introduções sistemáticas e da coleta, em sistema de varredura naquelas regiões ainda não contempladas, de germoplasma dos cereais cultivados e de espécies silvestres e nativas afins; 3. caracterização e disponibilização de acervos de recursos genéticos com valor agregado, de genes e de produtos de sua expressão, envolvendo coleções nucleares, bancos de caracteres e estoques genéticos específicos; 4.caracterização agronômica, fenológica, morfológica, morfométrica, fenológica, agronômica, molecular, genética e citológica do germoplasma de cereais mantido na Embrapa; e 5. manutenção da variabilidade genética disponível através de regenerações e multiplicações sistemáticas do germoplasma conservado.

Objetivos:

  • Promover o enriquecimento e a disponibilidade, à pesquisa científica e tecnológica em gramíneas cultivadas, de ampla variabilidade genética de cereais e de suas espécies afins, devidamente caracterizada e organizada, de forma apropriada para a utilização otimizada, eficaz e eficiente, do germoplasma disponível, dos genes e dos produtos de sua expressão, atendendo às necessidades de uma agricultura sustentável e de uma maior competitividade de mercado.


Líder:

  • Sandro Bonow

 

Planos de ação:
Ações do documento