PA1 - Gestão do projeto

Este projeto está organizado de forma a enfatizar o fato de que dois pontos em comum ligam os cereais abordados. Um deles, é a perda da produtividade e da qualidade de grãos em decorrência da adaptação a solos ácidos e déficit hídrico e de doenças causadas por fungos hemibiotróficos destrutivos e de difícil controle químico, biológico, cultural ou mesmo genético. O segundo, é a relação regular que existe entre seus genomas e com outras gramíneas cultivadas. Assim, o planejamento das atividades é feito tomando em conta este fato, de forma a explorar devidamente a sintenia entre as espécies e o compartilhamento de problemas comuns.
Para atingir os objetivos do projeto "Conservação, caracterização e utilização de recursos genéticos de cereais e pseudocereais", entende-se como essencial e estratégico o estabelecimento de procedimentos harmônicos e integrados que assegurem à equipe condições plenas para o desenvolvimento de suas atividades. Isso deverá ser feito através de: um diagnóstico dos status quo dos recursos genéticos de cada BAG, com vistas a novas oportunidades e necessidades gerais e específicas das espécies objeto de estudo desse projeto componente; uma rotina operacional envolvendo atividades de avaliação e aferição de resultados; reuniões gerenciais anuais; comunidades virtuais; participação em eventos técnicos científicos; organização de consultorias especializadas e visitas de acompanhamento. Para tanto, o grupo gestor do projeto, composto pelo líder do projeto, pesquisador da Embrapa Trigo, Edson Jair Iorczeski, pela líder substituta, e curadora de cereais pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clara Oliveira Goedert, pelos responsáveis por Planos de Ação e um representante das instituições parceiras. O líder será o responsável pela coordenação geral do projeto, bem como pela articulação institucional necessária para a implementação do mesmo. A observância da legislação em vigor é de responsabilidade do curador de cereais, do líder do projeto componente e dos planos de ação.
Durante a vigência do projeto, serão preparados, pelos respectivos responsáveis por plano de ação, relatórios técnicos quadrimestrais que destacarão os resultados obtidos a cada período para cada atividade programada, com ênfase na publicação de artigos em periódicos e no andamento de teses diretamente vinculadas ao projeto. Além dos aspectos técnicos, estes relatórios quadrimestrais, compilados e editados pelo líder do projeto, abordarão os aspectos administrativos e financeiros dos planos de ação e do projeto como um todo.
 Na Reunião Anual de Bancos Ativos de Germoplasma de Cereais e Pseudocereais (RENABAG-Cereais), serão identificados pontos críticos para o atendimento das metas e dos objetivos específicos do projeto, com proposição de eventuais medidas preventivo-corretivas e eventual redefinição de rumos. De forma a promover uma maior interlocução com a comunidade de usuários destes recursos genéticos, a cada dois anos, a RENABAG-Cereais será concomitante ao Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas.
Através de um grupo de discussão específico, composto pelos membros do grupo gestor do projeto, todas as decisões relevantes serão submetidas à análise de forma compartilhada, aproveitando-se ao máximo as facilidades virtuais. A via de comunicação padrão do projeto será o e-mail, com o estabelecimento de uma lista de divulgação/informação em recursos genéticos de cereais, a LISBAG-Cereais, ao mesmo tempo em que se implementará a utilização do ambiente das Comunidades Virtuais da Embrapa a CATIR - Comunidade de Aprendizagem, Trabalho e Inovação em Rede para comunicações e discussões pertinentes aos trabalhos relativos a recursos genéticos de cereais e pseudocereais no âmbito deste projeto. Adicionalmente, será organizada a webpage do Banco Ativo de germoplasma de Cereais e Pseudocereais, onde as informações relativas a este projeto estarão disponibilizadas para a comunidade científica.


Objetivos:

  • Articular os diferentes Planos de Ação que compõem o Projeto, visando ao alcance dos objetivos propostos.


Responsável:

  • Sandro Bonow


Equipe:

  • Antonio Nhani Junior
  • Carla Cristrine Bervian Basso
  • Clara Oliveira Gordert
  • Sandro Bonow


Atividades:

  • Coordenação do projeto componente
  • Comunicação eletrônica da informação
  • Organização  e gerenciamento do Comitê de Cereais (COMCER)
  • Diagnóstico de necessidades e oportunidades
Ações do documento