PA17 - Banco Ativo de Germoplasma de Curauá

O plano de ação visa a coleta e conservação, avaliação e documentação da cultura de curauá como forma de subsidiar qualquer trabalho que venha ser feito no futuro. Nesse sentido, a função do Plano de Ação será a de disponibilizar em banco de dados, informações de interesse sobre caracterização morfológica e agronômica visando subsidiar os programas de melhoramento com germoplasma de fibrosas. O plano de Ação atende ainda interesses nacional e internacional pela necessidade crescente de materia prima para uso principalmente na indústria automobilística. A conservação e disponibilização de acessos caracterizados de curauá, bem como, a documenmtação com registros dos dados dessa espécie,  proporcionará uma melhor avaliação das potencialidades dessa cultura, face sua ocorrência está restrita a um número reduzido de localidades dentro da região amazônica.
O curauá (Ananas erectifolius) é uma bromeliacea distribuída nos Estados do Pará, Acre, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Amazonas e cultivada principalmente por pequenos produtores da região do Lago Grande de Curuai no Município de Santarém, PA (Ledo 1967). Estudos recentes têm demonstrado o grande potencial desta planta como produtora de fibra de excelente qualidade, sendo utilizada na indústria automobilística e téxtil devido sua resistência, maciez e peso reduzido, podendo ainda ser utilizada como celulose e ração animal. Há uma crescente demanda de fibras do curauá por grupos empresariais preocupados principalmente na utilização de produtos naturais biodegradáveis, o que torna essa espécie estratégica para o Estado e cria uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores. Porém, esse interesse pela cultura tem provocado riscos de erosão genética da espécie pela forma indiscriminada de colheita para formação de mudas nas áreas de ocorrência natural. Atualmente a Embrapa Amazônia Oriental possui um BAG/Curauá com 20 acessos em processo de avaliação e caracterização quanto a caracteres fenológicos e 18 acessos caracterizados a nível molecular. Também foi realizado o desenvolvimento do processo de propagação e multiplicação in vitro a nível comercial de clones sem espinho do tipo roxo e tipo branco. Para o curauá, que desponta como uma espécie de grande potencial econômico, este plano de ação visa a coleta, conservação, avaliação e caracterização e documentação da cultura como forma de subsidiar qualquer trabalho que venha ser feito no futuro. A coleta será realizada em municípios de ocorrência natural e em propriedades que cultivam a espécie no Estado do Pará, em particular na localidade de Lago Grande de Curuai, município de Santarém-PA, e nos municípios paraenses localizados no médio Amazonas.

Objetivos:

  • Introduzir, caracterizar, avaliar, multiplicar, documentar e conservar os acessos de germoplasma de curauá da Embrapa.

 

Objetivos específicos:

  • Promover sistematicamente o enriquecimento genético da coleção através de coleta;
  • Caracterizar, avaliar e conservar os acessos disponíveis no banco de germoplasma de curauá quanto aos descritores mínimos e as características agronômicas;
  • Documentar através do processo de informatização os dados gerados dentro de cada acesso.

 

Responsável:
  •  Osmar Alves Lameira

 

Equipe:
  • Fernanda Likiu Borges de Souza
  • Silvane Tavares Rodrigues
  • Vânia Cristina Rennó Azevedo

 

Atividades:
  • Enriquecimento do BAG por meio de coleta nas áreas de ocorrência e conservação de material no BAG.
  • Caracterização e avaliação fenológica dos acessos de Curauá
  • Documentar os acessos de curauá no SIBRARGEN e disponibilização via informatização dos acessos componentes do BAG
  • Conservação e multiplicação de acessos de curauá
Ações do documento