PA10 - Banco Ativo de Germoplasma de Gergelim

O gergelim (Sesamum indicum L.) pertence à família Pedaliacea é originário, segundo Caminhoá, da Ásia e da África. Seu cultivo se distribui entre 25o S e 25o  N, porém pode ser encontrado também a até 40o N na China,  Rússia e USA,  a 30 o  S  na Austrália e a 35o  S na América do Sul. Existindo uma grande diversidade de ecotipos bem adaptados às suas localidades, sendo distinguidos cerca de 118 tipos cultivados, cada um deles com dezenas de cultivares, os quais se diferenciam por variantes genéticas(Weiss, 1983; Mazzani, 1983). As primeiras introduções de gergelim no Brasil foram efetuadas em 1936, com material procedente da Índia e da Bulgária, iniciando-se a coleção de germoplasma do Instituto Agronômico de Campinas, atualmente, existem cerca de 200 introduções. A partir de 1986, a Embrapa Algodão passou a coordenar as pesquisas com a cultura do gergelim, atualmente existe uma coleção de germoplasma formada de aproximadamente 1400 acessos, mantidos em parceria com o CENARGEN, entre materiais introduzidos de diversos Países, como Estados Unidos, Venezuela, México, Índia e Argentina, além de tipos locais oriundos de diversas regiões produtoras do Brasil, linhagens e de cultivares comerciais. Esta espécie pela sua tolerância a seca e facilidade de cultivo constitui-se em excelente opção de cultivo para agricultura familiar de localidades semi-áridas. Suas sementes apresentam um alto teor de óleo superior a 50% e a torta, resíduo da prensagem das sementes, possui elevado valor protêico, podendo ser utilizada como suplemento alimentar. Nos últimos anos com a finalidade de apoiar a expansão da cultura, a Embrapa Algodão tem realizado estudos de avaliação de genótipos de gergelim, sendo que existe atualmente a disposição dos produtores rurais, cultivares de gergelim produtivas e tolerantes a doenças, como cercosporiose, podridão negra e mancha angular. No entanto, para fomentar a aplicabilidade da pesquisa e considerando-se a maximização do uso do recurso genético é fundamental que se disponha de uma base genética ampla com a finalidade de se caracterizar e identificar genótipos promissores, com intuito de apoiar constantemente os programa de melhoramento genético do gergelim, auxiliando, portanto, o desenvolvimento da cultura na região Nordestina.

Objetivos:

  •  Introduzir, caracterizar, avaliar, documentar, conservar e multiplicar acessos de germoplasma de gergelim da Embrapa Algodão

 

Objetivos Específicos:

  • Enriquecer a variabilidade genética disponível do gergelim por meio de ações de introdução/ intercâmbioCaracterizar e avaliar acessos de gergelim, quanto aos aspectos  morfológicos, fenológicos e agronômicos.
  • Conservar e multiplicar o germoplasma disponível e os novos introduzidos
  • Disponibilizar os dados de passaporte e caracterização dos acessos para o SIBRARGEN.
  • Elaborar um lista de descritores de gergelim a partir da análise de variáveis discriminantes.

 

Responsável:

  • Nair Helena Castro Arriel

 

Equipe:

  •  Alessandra Pereira Favero
  • Julita Maria Frota Chagas Carvalho

 

Atividades:
  •  Promover o enriquecimento da coleção de germoplasma de gergelim por meio de introduções
  • Caracterizar e avaliar os acessos disponíveis e os novos introduzidos
  • Conservar, multiplicar e regenerar in vitro os acessos do BAG em situação crítica de germinação
  • Documentar e informatizar o banco de dados do germoplasma de gergelim
Ações do documento