Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC9 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais e Palmeiras. seta Planos de Ação seta PA5 - Bancos Ativos de Germoplasma de Palmeiras Nativas da Embrapa Amazônia Oriental

PA5 - Bancos Ativos de Germoplasma de Palmeiras Nativas da Embrapa Amazônia Oriental

Os recursos genéticos vegetais, em nível mundial, envolvem aproximadamente 300.000 espécies identificadas, das quais 30.000 são comestíveis e apenas 30 respondem pela alimentação da população mundial. Este cenário vem estimulando, um grande número de pesquisadores, a busca de ampliar o número de espécies direcionadas a alimentação humana por meio de novas alternativas.
As palmeiras são espécies vegetais tipicamente tropicais e que vêm suprindo as necessidades do homem durante séculos, fornecendo alimentos (frutos, palmito, refresco e óleo comestível), energia, madeira, fibras e dezenas de subprodutos do óleo. Poucas plantas têm despertado tanta atenção e recebido tanto elogio quanto às palmeiras. Na literatura disponível as palmeiras são relatadas como o grupo de plantas mais útil, mas paradoxalmente destaca-se como a família de importância econômica que apresenta o menor número de espécies domesticadas (Lleras et al. 1984). Uma das justificativas está na associação dessas espécies com sociedade primitiva e culturas indígenas.
Mesmo com importância econômica comprovada as pesquisas com recursos genéticos de palmeiras sempre foram instáveis, especialmente com as espécies nativas da Amazônia. No mundo tem-se registro de 3000 espécies, desse total, 390 tem ocorrência no Brasil com grande parte sendo nativa da Amazônia onde ocorrem 41 gêneros e 290 espécies (Clement et al. 2001). Nesta região pelo menos cinco gêneros vem se destacando pela importância regional, nacional e até internacional, tais como: Euterpe, Bactris, Astrocaryum, Oenocarpus e Jessenia, os quais totalizam 20 espécies potencialmente econômicas, entre elas, Euterpe oleracea, E. precatória, Oenocarpus spp., Jessenia bataua, Bactris gasipaes, Astrocaryum tucuma e A. vulgare. Nas décadas de 80 e 90, esforços foram envidados para a realização de coletas, ao acaso e direcionadas, de germoplasma dessas espécies em diferentes locais da Amazônia (Lima & Costa, 1991), sendo estabelecidos dois Bancos Ativos e três coleções de germoplasma em nível de campo, na Embrapa Amazônia Oriental. Atualmente, os acessos desses Bancos e coleções encontram-se em péssimo estado de conservação, com a iminência, inclusive, de perdas irrecuperáveis. Dada à precariedade em que estes acessos estão conservados, documentados, informatizados, caracterizados e avaliados, esforços devem ser envidados para a realização dessas atividades, viabilizando assim, o manejo e o uso deste germoplasma pela identificação de duplicatas, identificação de acessos agronomicamente desejáveis e fornecimento de subsídios aos programas de melhoramento genético. Neste Plano de ação, prevê-se a manutenção dos Bancos Ativos e das Coleções de palmeiras por meio de tratos culturais e identificação dos acessos, avaliação e caracterização dos acessos utilizando-se descritores morfo-agronômicos e técnicas moleculares, bem como a caracterização química dos frutos. Uma base de dados será criada no SIBRARGEN, contendo as informações sobre todos os acessos.

Objetivos:

  • Enriquecer, conservar, avaliar, caracterizar, documentar e informatizar os Bancos Ativos e as coleções de germoplasma de açaizeiro, pupunheira, tucumãzeiro, bacabeira e patuazeiro da Embrapa Amazônia Oriental.

 

Responsável:
  • Maria do Socorro P de Oliveira

 

Equipe:

  • Ana Vânia Carvalho
  • João Tome de Farias Neto
  • Laura Figueiredo Abreu
  • Marcus Arthur Marcal de Vasconcelos
  • Raimunda Conceição de Vilhena Potiguara
  • Silvane Tavares Rodrigues
  • Vânia Cristina Renno Azevedo
  • Natália Padilha de Oliveira: Mestranda em Genética Melhoramento de Plantas: UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Lisete Chamma Davide: Professora UFLA - Universidade Federal de Lavras

 

Atividades:
  • Enriquecimento, conservação e manutenção dos Bancos Ativos de Germoplasma de palmeiras nativas da Amazônia
  • Documentação e informatização dos Bancos Ativos e das Coleções de Germoplasma de palmeiras nativas da Amazônia..
  • Caracterização e avaliação de acessos de palmeiras nativas da Amazônia.
  • Caracterização química dos frutos de acessos promissores para o agronegócio de frutos.
Ações do documento