Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC9 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais e Palmeiras. seta Planos de Ação seta PA4 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais Nativas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

PA4 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais Nativas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Grande parte dos recursos genéticos florestais no Brasil encontra-se ameaçada devido à exploração indiscriminada. Esse processo tem conduzido à degradação de habitats, à perda de variabilidade dentro de espécies e finalmente, à extinção de espécies de valor econômico e ecológico. Esse problema se agrava nas regiões tropicais onde o potencial de perda de espécies é reconhecidamente superior, especialmente na região tropical fora do bioma da Floresta Amazônica. A intensa fragmentação das florestas, como conseqüência da pressão social, tem sido mais intensa nas regiões com maior densidade demográfica e maior parque industrial. Embora alguns gêneros introduzidos constituam alternativas para a produção de madeira, as espécies nativas ainda desempenham um papel econômico e social fundamental em todo o país. Elas têm suprido as demandas de madeira para construções civil e rural, indústria moveleira, produção de lenha e carvão e outros usos, além de produtos indiretos como sementes, óleos essenciais, resinas e outros extrativos. Com a intensa fragmentação das florestas tropicais, algumas medidas de proteção dos remanescentes têm sido efetuadas, restringindo assim, sua exploração. Visando atender a demanda crescente de madeira e de produtos não madeireiros, tornou-se necessário plantar essas espécies para exploração manejada. Porém, essa atividade enfrenta problemas operacionais, como a dificuldade de se encontrar disponíveis no mercado, sementes de boa qualidade genética e fisiológica. O sucesso da silvicultura está fortemente relacionado à disponibilidade de sementes de boa qualidade genética. Além disto, a utilização destas espécies para fins ecológicos requer ampla representatividade de sua variabilidade genética. Este plano de ação foi idealizado para estabelecer bancos de germoplasma das espécies florestais em maior demanda na região tropical fora da Amazônia, partindo-se de materiais genéticos resgatados dos remanescentes dispersos em inúmeros fragmentos florestais. Esses bancos constituirão fontes de semente de ampla variabilidade genética para a produção de semente em grande escala, o uso em programas futuros de melhoramento genético e para fins ecológicos. As informações sobre os acessos mantidos nos BAGs serão disponibilizadas no SIBAG - SIBRARGEN.

Objetivos:

  • Manter, avaliar e documentar progênies de aroeira (Myracrodruon urundeuva), gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium), braúna (Schinopsis brasiliensis), cerejeira (Amburana cearensis), ipê-amarelo, (Tabebuia aurea), mogno (Swietenia macrophylla) e cedro (Cedrela fissillis), que compõem o Banco de Germoplasma de Espécies Florestais Nativas estabelecido no Campo Experimental Sucupira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF.

 

Responsável:
  • Edson Junqueira Leite.

 

Atividades:
  • Conservação, manutenção e avaliação dos Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Nativas
  • Documentação dos Bancos Ativos de Germoplasma de espécies nativas
Ações do documento