Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC9 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais e Palmeiras. seta Planos de Ação seta PA3 - Banco Ativo de Espécies Florestais Nativas da Embrapa Amazônia Oriental.

PA3 - Banco Ativo de Espécies Florestais Nativas da Embrapa Amazônia Oriental.

pc9pa3Embora a exploração florestal, na Amazônia, seja uma atividade economicamente importante pouco tem sido realizado com objetivo de conhecer informações básicas sobre essas espécies visando a conservação de germoplasma ex situ via armazenamento de sementes, bem como sobre o seu potencial para plantios em escala comercial. Informações insuficientes sobre o potencial das espécies nativas e a disponibilidade de sementes e plântulas é a maior restrição para a conservação de germoplasma e uso dessas espécies. Também a falta de informações sobre o manejo das sementes e problemas no armazenamento tem limitado o uso de espécies potenciais em plantios e em programas de conservação (Dulloo et al., 2004).  A maioria das pesquisas realizadas tem sido conduzida com espécies cujas sementes apresentam comportamento ortodoxo no armazenamento, principalmente avaliações visando identificar métodos para superação da dormência (Alencar & Magalhães, 1979; Carpanezzi 1981; Cruz et al., 2001a e 2001b; Maruyama & Ugamoto, 1989; Smiderle & Schwengber,1999). Um dos motivos para a condução de poucas pesquisas com espécies arbóreas nativas da Amazônia é carência de sementes para instalação de ensaios. Sementes essas geralmente oriundas de floresta nativa onde a densidade de indivíduos de determinada espécie por hectare é baixa, mas chega a alcançar cerca de 1 árvore/ha. Vale ressaltar que, considerável número de espécies possui sementes recalcitrantes, sensíveis ao dessecamento, conseqüentemente não toleram a redução do grau de umidade e o armazenamento a baixas temperaturas por tempo prolongado (Dulloo et al., 2004).Portanto, o conhecimento sobre as sementes das espécies florestais nativas da Amazônia é incipiente e, a realização de pesquisas com essas espécies deverá promover a conservação, manejo, e uso sustentável desses recursos.

Objetivos:

  • Coletar e caracterizar frutos e sementes de espécies florestais nativas da Amazônia com vista a subsidiar a conservação de germoplasma dessas espécies via armazenamento de sementes em longo prazo.

 

Responsável:

  • Eniel David Cruz

 

Equipe:

  • Antonieta Nassif Salomão
  • Jose Edmar Urano de Carvalho
  • Walnice Maria O do Nascimento

 

Atividades:

  • Coleta e caracterização de frutos, sementes e plântulas de espécies florestais nativas da Amazônia
  • Métodos para superação de dormência  e definição de métodos para a conservação de sementes de espécies florestais nativas da Amazônia.
Ações do documento