Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC9 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais e Palmeiras. seta Planos de Ação seta PA11 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais e Palmeiras da Embrapa Florestas.

PA11 - Bancos Ativos de Germoplasma de Espécies Florestais e Palmeiras da Embrapa Florestas.

Várias espécies de rápido crescimento foram introduzidas de outros países e constituem, atualmente, uma importante fonte de matéria-prima para as indústrias de base florestal, bem como para as necessidades básicas de madeira para usos estruturais, geração de energia e produção de carvão vegetal. A base genética dessas espécies, também, precisa ser preservada para possibilitar o contínuo aprimoramento da sua produtividade e adaptabilidade em nosso meio. A intensificação do seu uso em plantios comerciais poderá assegurar o suprimento de madeira para a população humana, em contínuo crescimento, sem necessidade de sacrificar os ecossistemas florestais naturais. Nos anos 80, a Embrapa estabeleceu uma rede interinstitucional com o objetivo de resgatar e conservar recursos genéticos florestais nativos, mediante coleta de sementes e estabelecimento de bancos de germoplasma das espécies em maior risco de erosão genética.  Assim, as atividades propostas neste plano de ação estão voltadas à conservação, enriquecimento e quantificação da variabilidade genética, buscando-se, sempre, o aprimoramento da adaptabilidade às diversas condições ecológicas. Nesse sentido é que se enfatiza a promoção de cruzamentos entre indivíduos de populações distintas e o plantio em diferentes locais para que, ao longo das gerações, se formem raças locais de alta produtividade e adaptabilidade. Incluirá, também, o resgate de informações pertinentes aos materiais genéticos mais importantes, para efeito de documentação e subsídio às estratégias de conservação.
Nove espécies serão trabalhadas neste plano de ação sendo elas: Acacia melanoxylon, Acrocarpus fraxinifolius, Araucaria angustifolia, Cupressus lusitanica, Liquidambar styraciflua, Grevillea robusta, Bactris gasipaes, Ocotea porosa e Calophyllum brasiliense.

Objetivos:

  • Conservar, caracterizar e avaliar acessos de espécies florestais e palmeiras na Embrapa Florestas.

 

Responsável:

  • Valderes Aparecida de Sousa

 

Equipe:

  • Ananda Virginia de Aguiar
  • Antonio Nascim Kalil Filho
  • Gizelda Maia Rego

 

Atividades:

  • Conservação e manutenção dos Bancos Ativos de Germoplasma de espécies florestais e palmeiras.
  • Avaliação e caracterização fenológica de acessos de espécies florestais e palmeiras.
  • Documentação e informatização dos Bancos Ativos de Germoplasma de espécies florestais e palmeiras.
Ações do documento