PA9 - Banco Ativo de Germoplasma de Urucum (Bixa orellana L.)

Nos estados da região norte do Brasil, o urucuzeiro vem sendo cultivado, principalmente por pequenos produtores, sendo um dos componentes na agricultura familiar. Os estados produtores de urucum na região norte são Rondônia, Pará, Amazonas, Maranhão, Acre e Mato Grosso, sendo o estado de Rondônia o maior produtor da região, destacando-se em área cultivada, produção e rendimento. Embora os produtos naturais tenham um amplo mercado, condicionado aos apelos de consumo por esses produtos, atualmente, o principal gargalo relacionado à cultura do urucuzeiro, na região norte, é a colocação e o preço do produto no mercado. À partir de 1990, foi constatada redução na produção de urucum, em decorrência da substituição, abandono e diminuição da área cultivada. A Embrapa Amazônia Oriental (CPATU), no período de 1980 a 1990, contribuiu para o incremento da produção regional, através de investigações agronômicas, disponibilizando resultados para serem utilizados por produtores. Entre as tecnologias geradas pode-se citar o lançamento de duas cultivares de urucum, a Embrapa-36 e Embrapa-37, porém, à partir do ano 2000, a cultura passou a não fazer parte da programação de pesquisa nessa unidade. A região norte pelas suas características ambientais possui indiscutível potencialidade ao cultivo do urucuzeiro sendo, no entanto, necessária a adoção de estratégias que possam garantir, ao produtor, mercado e preço atrativos, de tal forma que a cultura do urucuzeiro desponte novamente como uma boa alternativa para o agronegócio na Amazônia. A contribuição do recurso genético, através da coleção de germoplasma de urucum é fundamental na disponibilização de novas cultivares através da utilização de genótipos superiores. Este plano de ação visa integrar o projeto de forma a fomentar a rede com resultados de conservação e caracterização, assim como, efetuar documentação sobre a coleção de germoplasma de urucum da Embrapa Amazônia Oriental.

Objetivos:

  • Conservar, caracterizar e documentar a coleção de urucum da Embrapa Amazônia Oriental, assim como, identificar seu potencial de uso imediato por produtores ou como material promissor para uso no processo de melhoramento genético.

 

Responsável:

  • Marli Costa Poltronieri

 

Atividades:
  • Renovação da coleção de urucum em área experimental acessível e conservação e caracterização morfológica de 20 acessos da coleção de urucum
  • Estabelecimento da documentação informatizada da coleção de urucum no SIBRARGEN
Ações do documento