PA4 - Banco Ativo de Germoplasma de Espinheira-Santa

O banco ativo de germoplasma de espinheira-santa foi implantado na Embrapa Clima Temperado em 2002. Conta atualmente com 33 acessos de Maytenus ilicifolia e Maytenus aquifolium, os quais foram coletados em 17 municípios do Rio Grande do Sul, e estão sendo conservados a campo na Estação Experimental de Cascata. Estas espécies, conhecidas popularmente como espinheira-santa ou cancorosa, são consideradas em risco de extinção, devido à expansão das áreas agrícolas e urbanas. A manutenção desta coleção é de grande importância por conservar a variabilidade genética destas espécies, cujo princípio ativo tem ação medicinal para gastrite e úlcera gástrica.
O crescente aumento na procura, o intenso extrativismo ao qual as plantas de espinheira-santa foram e continuam sendo submetidas, aliado às técnicas errôneas de manejo e o avanço da área ocupada por outras culturas,  tem levado à erosão genética pela perda acelerada de suas populações nativas e, consequentemente, da variabilidade genética desta espécie. Neste contexto, o presente plano de ação visa suprir a necessidade de coleta, caracterização e conservação da espinheira-santa.

Objetivos:

  • Ampliar, caracterizar, conservar e documentar o acervo do banco ativo de germoplasma de espinheira-santa da Embrapa Clima Temperado.

 

Responsável:
  • Rosa Lia Barbieri

 

Atividades:
  • Realização de expedições de coleta de espinheira-santa no Sul do Brasil.
  • Caracterização morfológica e conservação de todos os novos acessos do banco de germoplasma e através de marcadores moleculares 30 acessos de espinheira-santa.
  • Alimentação do Sibrargen/Sibag com os dados de passaporte dos novos acessos do banco de germoplasma.
Ações do documento