Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC6 - Banco Ativo de Germoplasma de espécies Frutíferas seta Planos de Ação seta PA16 - Bancos Ativos de Germoplasma de Fruteiras Nativas ou adaptadas a região Nordeste

PA16 - Bancos Ativos de Germoplasma de Fruteiras Nativas ou adaptadas a região Nordeste

No litoral do Nordeste estão localizadas algumas das áreas de maior antropização do Brasil, conseqüentemente as mais densamente povoadas, bem como as áreas de uso agrícola mais intensificado. O litoral vem sendo explorado desde a época do Descobrimento; inicialmente por meio do extrativismo e, em seguida, pelas monoculturas da cana-de-açúcar, coco, cacau e citros, pelos plantios de grãos, pastagens e essências florestais exóticas, entre outras atividades como a pecuária, essa região teve as suas paisagens drasticamente transformadas (SILVA JUNIOR et al., 2006). Por outro lado, o interior da região também sofreu intervenção desordenada, sobretudo nas áreas correspondentes ao cerrado na Bahia e à região Meio-Norte, com o advento de cultivos extensivos e tecnificados de soja, algodão, feijão e outros grãos, bem como a exploração da pecuária de corte.
A ocupação da região e a exploração desordenada desses cultivos e criações levaram à extinção de espécies nativas, a perda irreparável de variabilidade genética e a degradação de grande parte dos recursos naturais existentes, sobretudo a cobertura vegetal.
As etapas que envolvem os trabalhos com recursos genéticos (prospecção, coleta, caracterização, conservação, documentação e uso) de fruteiras nativas no Nordeste são extremamente limitadas, e a conservação ex situ desse germoplasma é quase insignificante diante da diversidade de espécies e da variabilidade intra-específica existentes. Segundo Aragão e outros (2002), a erosão genética provocada principalmente pela ação antrópica, caminha num processo muito acelerado, indicando que medidas urgentes devem ser tomadas visando ao resgate desse patrimônio genético.
Na maioria dos casos, essa conservação é feita em coleções a campo, mantidas por sua vez, em 11 organizações governamentais de pesquisa e ensino da região, contemplando espécies como o bacuri (Platonia insignis Mart.), mangaba (Hancornia speciosa Gomes), caju (Anacardium occidentale L.), abacaxi (Ananas comosus (L.) Merr.), maracujás (Passiflora spp.), cajá (Spondias mombim L.), umbu (S. tuberosa Arr. Cam.), pitanga (Eugenia uniflora L.), entre outras. A conservação a campo é uma modalidade muito onerosa, em cujas estruturas os materiais genéticos estão sujeitos a muitas perdas, no entanto é uma das poucas adequadas à preservação de espécies frutíferas, sendo uma das únicas formas utilizadas ainda no país.
A acelerada erosão genética a qual vem sendo submetido o germoplasma dessas fruteiras em alguns ecossistemas do Nordeste tem despertado a atenção de pesquisadores e da sociedade em geral para a necessidade de se conservar os recursos genéticos dessas espécies. O presente Plano de Ação terá com foco principal a prospecção, coleta, conservação ex situ, caracterização e documentação do germoplasma de fruteiras nativas da região Nordeste do Brasil, com a finalidade de ampliar a base genética das espécies autóctones e assegurar a conservação do patrimônio genético em desaparecimento.

Objetivos:

  • Prospectar, coletar, conservar, caracterizar e documentar a variabilidade do germoplasma de fruteiras nativas da região Nordeste do Brasil.

 

Responsável:

  • Josué Francisco da Silva Junior

 

Equipe:

  • Carlos Gomes Pádua
  • Ivaldo Antônio de Araújo
  • Rita de Cassia Souza Dias
  • Rogério Ritzinger
  • Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza

 

Atividades:

  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG Mangaba da Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Formação, conservação, caracterização e documentação da Coleção de germoplasma de Jenipapo da Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG Spondias da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG Umbu da Embrapa Semi-Árido
  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG de Fruteiras da Região Meio-Norte
  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG Tâmara e Goiaba da Embrapa Semi-Árido
  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG Psidium da Embrapa semi-Árido
  • Conservação, enriquecimento, caracterização e documentação do BAG Mangaba da Emepa-PB
  • Elaborar relatório técnico final com os principais resultados obtidos
Ações do documento