Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC6 - Banco Ativo de Germoplasma de espécies Frutíferas

PC6 - Banco Ativo de Germoplasma de Espécies Frutíferas

Fotos - PC6Os desafios da agricultura moderna  têm colocado em evidência a  importância da conservação e do uso sustentável dos recursos genéticos vegetais. Nesse sentido, o presente projeto componente busca dar sustentabilidade aos bancos de germoplasma de espécies frutíferas nativas e exóticas de clima tropical, subtropical e temperado como: abacate, abacaxi, acerola, banana, caju, citros, coco, cupuaçu, mamão, manga, marmelo, maracujá, pêra, ameixa, pêssego, nectarina, uva e morango, além de fruteiras subexploradas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. O objetivo proposto será alcançado  por meio de 20 planos de ação que contemplam atividades de enriquecimento (via coleta e intercâmbio), conservação e manutenção, caracterização e documentação e disponibilização do germoplasma.  Os procedimentos de coleta serão realizados de acordo com o Código Internacional de Conduta para Colheita e Transferência de Germoplasma Vegetal (FAO, 1993) em consonância com a legislação brasileira em vigor, em  compatibilidade com a CDB (Convenção sobre a Diversidade Biológica, 1992). Em cumprimento à Resolução n 18 de 07 de julho de 2005 do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), amostras do germoplasma coletado serão enviadas à equipe do PC 12 (Conservação de coleções vegetais a médio e longo prazo). A conservação dos acessos nos Bancos Ativos (BAG) será conduzida predominantemente sob condições de campo, sendo a manutenção realizada por meio de capinas de limpeza e tratos culturais  pertinentes à cada cultura. Serão realizadas caracterizações morfológicas, agronômicas e/ou citogenéticas  dependendo do estádio atual de cada BAG . A documentação do germoplasma e disponibilização das informações serão efetuadas por meio do Sibrargen. Os planos de ação  serão acompanhados e avaliados periodicamente por um comitê gestor formado por seis curadores representantes das diversas ecorregiões do Brasil, buscando manter um enfoque sistêmico da conservação e do uso dos recursos genéticos relacionados à fruticultura nacional.

Objetivos:

  • Manter, caracterizar , documentar e ampliar a variabilidade genética conservada em bancos de germoplasma de espécies frutíferas e disponibilizá-la aos programas de melhoramento genético e pesquisas correlatas.

 

Líder:

  • Cristina de Fátima Machado

 

Planos de Ação:

Ações do documento