Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC5 - Bancos Ativos de Germoplasma de Forrageiras seta Planos de Ação seta PA6 - Bancos Ativos de germoplasma de Panicum maximum e de Brachiaria spp

PA6 - Bancos Ativos de germoplasma de Panicum maximum e de Brachiaria spp

Coleções de germoplasma forrageiro são imprescindíveis aos trabalhos de desenvolvimento de novas cultivares bem como ao melhoramento genético. As forrageiras tropicais, ainda pouco exploradas quando comparadas a outras culturas, respondem por praticamente toda a produção animal (carne e leite) no Brasil, com apenas algumas cultivares, especificamente de Panicum e Brachiaria, abrangendo mais de 60 milhões de hectares de pastagens e respondendo por mais de 70% das sementes comercializadas. A Embrapa Gado de Corte é responsável pelos dois maiores e mais importantes Bancos Ativos de Germoplasma de Forrageiras dos gêneros Brachiaria e Panicum que compõe a grande extensão de pastagens tropicais no Brasil, estimada em aproximadamente 100 milhões de hectares. Estes são compostos por gramíneas de origem africana, coletadas nas décadas de 70 e 80. O germoplasma vem sendo mantido em parcelas no campo, uma vez que a conservação por sementes é problemática para grande quantidade de acessos, seja pelo desconhecimento da fisiologia de produção de sementes ou das condições ideais de conservação em câmara fria. Não há possibilidade de novas importações de acessos de Panicum, uma vez que a instituição responsável na África já não existe. No entanto há grande interesse em importar acessos de Brachiaria em coleções estrangeiras. A coleção de Brachiaria no CIAT- Colômbia não está localizada em região própria para produção de sementes o que dificulta sobremaneira a importação de novos acessos, mas existem acessos já disponíveis no CGIAR (CIAT e ILRI) e no USDA. A Embrapa Gado de Corte vem mantendo suas coleções conservadas ex situ pela constante utilização de genótipos como genitores nos programas de cruzamento. O presente "projeto" tem como objetivos o enriquecimento, conservação, preservação, caracterização e documentação dos recursos genéticos dessas forrageiras de fundamental importância à pecuária brasileira. Atualmente o BAG-Brachiaria conta com 461 acessos de 16 espécies, sendo que 449 encontram-se no campo e 261 por sementes. Dos 461 acessos introduzidos, 416 foram avaliados agronomicamente, 397 morfologicamente, 258 citogeneticamente e 222 molecularmente. O BAG-Panicum conta com 426 acessos, sendo que todos já foram caracterizados morfologicamente e agronomicamente. Devido a problemas de perda de viabilidade das sementes conservadas na câmara fria, apenas 234 acessos encontram-se a campo. Em 2007, em torno de 100 acessos foram recuperados da conservação a longo prazo do Cenargen. Estes e o material a campo estão sendo caracterizados molecularmente.

Objetivos:

  • Enriquecer o banco ativo de germoplasma de P. maximum e Brachiaria spp., por meio de introdução, intercâmbio e caracterização, e disponibilizar as informações e conservar os acessos para uso em programas de melhoramento genético.

 

Responsável:
  • Liana Jank

 

Equipe:
  • Cacilda Borges do Valle
  • Leticia Jungmann Cancado
  • Lucimara Chiari
  • Maria Suely Pagliarini

 

Atividades:
  • Renovar e coletar sementes para conservação do germoplasma de Panicum
  • Caracterizar molecularmente acessos do BAG-Panicum e incluir dados no Sibrargen
  • Renovar e coletar sementes para conservação do germoplasma de Brachiaria
  • Caracterização (biológica, molecular e fenológica) acessos do BAG-Brachiaria e inclusão no Sibrargen
Ações do documento