Navegação
 

PA3 - Banco Ativo de Germoplasma de Alho

Quando o germoplasma de algum produto não for devidamente conservado, existe o risco de erosão genética da variabilidade daquele material, ao longo dos anos, por meio da substituição de variedades locais por variedades modernas mais produtivas resultando no desaparecimento daquelas variedades antigas. O alho (Allium sativum) está sujeito a estes riscos, principalmente por ser considerado uma cultura antiquíssima e de propagação vegetativa.
A manutenção e a multiplicação de germoplasma de alho se faz necessário para garantir a variabilidade genética existente, possibilitando a adaptação dos acessos em regiões de climas diferentes e oferecendo na maioria dos casos a oportunidade de obtenção de bulbos de boa qualidade em locais que não tem condições favoráveis à produção de alho.
Desde 1979, a Embrapa Hortaliças vem mantendo ininterruptamente um Banco ativo de germoplasma (BAG) de alho no campo. O BAG possuía em torno de 89 acessos, os quais foram coletados em diversas regiões de produção de alho no Brasil e em outros países como Peru, México e China. Em 1994, foram introduzidos no BAG mais 77 acessos provenientes do Banco de Germoplasma da Califórnia e da Universidade de Wisconsin - Madison, com a finalidade de produção de pólen fértil visando a obtenção de sementes verdadeiras. Atualmente, o BAG da Embrapa Hortaliças conta com 60 acessos, provenientes dos Estados Unidos, mais os 89 acessos, totalizando 149 acessos de alho.
Todos os acessos do BAG serão colhidos e armazenados separadamente em estrados apropriados, permanecendo no galpão até o plantio do ano seguinte, quando o processo será repetido novamente.
O diagnóstico dos recursos genéticos deste Banco será realizado pelo curador de Hortaliças, cuja atividade consta no PC Curadoria da Rede Transversal.

Objetivos:

  • Manter a variabilidade genética do germoplasma de alho, bem como enriquecer, multiplicar, caracterizar, conservar e documentar os acessos do Banco de Germoplasma de Alho, da Embrapa Hortaliças

 

Responsável:

  • Sabrina Isabela Costa de Carvalho

 

Equipe:

  • Andre Nepomuceno Dusi
  • Francisco Vilela Resende

 

Atividades:
  • Enriquecimento do banco de germoplasma de alho com a introdução de acessos
  • Conservação do germoplasma de alho com a multiplicação de acessos e a conservação de bulbos
  • Caracterização morfológica e avaliação agronômica de acessos do banco de germoplasma de alho da Embrapa Hortaliças
  • Documentação dos acessos de germoplasma de alho da Embrapa Hortaliças com dados de passaporte e caracterização
  • Relatório final
Ações do documento