Navegação
 

PA16 - Banco Ativo de Germoplasma de Tomate

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de tomate para processamento industrial. A grande variabilidade existente no gênero Lycopersicon tem possibilitado o desenvolvimento de cultivares para atender as mais diversas demandas do mercado de tomate para processamento e para o consumo in natura. A Embrapa Hortaliças possui uma coleção de germoplasma com cerca de 1600 acessos de tomate abrangendo sete diferentes espécies. Esta coleção constitui a base genética para os programas de melhoramento da Embrapa e de outras instituições de âmbito regional e vem sendo amplamente utilizada visando à introgressão de genes que conferem resistência a pragas e doenças, melhoria de qualidade de frutos e tolerância a solos salinos. Nos últimos treze anos, a multiplicação e caracterização morfológica de 1177 acessos de tomate foram realizadas, além da avaliação de vários acessos, para a resistência a doenças e pragas.  A falta da multiplicação e conservação periódica da coleção implica na deterioração progressiva das sementes e na perda dos genótipos ao longo do tempo. Este fato impede ao conhecimento mais profundo dos acessos e restringe o aproveitamento dos mesmos para fins de melhoramento genético, gerando prejuízos para a sociedade. O enriquecimento da coleção através da introdução de germoplasma é de fundamental importância para que seja garantida a variabilidade do gênero Lycopersicon.  Interrupções prolongadas nas ações de introdução de novos acessos para a coleção representam o risco de se deixar perder o que restou da variabilidade  em outras coleções mundiais. A introdução e a manutenção da coleção de germoplasma de tomate da Embrapa Hortaliças representam ações de grande importância, pois implicam em manter ativa a base que permitirá a exploração da variabilidade genética intrínseca do gênero, em apoio direto aos programas de melhoramento, para desenvolver cultivares mais precoces, produtivas e resistentes e de melhor qualidade. Revestem-se também de grande relevância pelo fato da cultura do tomate representar um segmento expressivo do que é comercializado em termos de hortaliça - fruto no país.
O diagnóstico dos recursos genéticos deste Banco será realizado pelo curador de Hortaliças, cuja atividade consta no PC Curadoria da Rede Transversal.
Da mesma forma, os acessos de germoplasma desse banco serão mantidos em duplicata na coleção de base da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para se ter uma segurança da integridade de todos os  materiais incorporados no Banco.

Objetivos:

  • Desenvolver atividades de enriquecimento, multiplicação, conservação e documentação na coleção de germoplasma de tomate (Lycopersicon spp.)

 

Responsável:

  • Sabrina Isabela Costa de Carvalho

 

Equipe:
  •  André Nepomuceno Dusi
  • José Lindorico de Mendonça

 

Atividades:
  •  Enriquecimento do banco da Embrapa Hortaliças com a introdução de acessos de tomate
  • Conservação de germoplasma com a multiplicação de acessos de tomate da Embrapa Hortaliças
  • Documentação dos acessos de germoplasma de tomate da Embrapa Hortaliças com dados de passaporte e caracterização
  • Emissão de relatório final e publicações
Ações do documento