Navegação
 

PA1- Gestão

A gestão do presente projeto componente estará estreitamente vinculada ao PC1 - Gestão da Rede de Recursos Genéticos Vegetais - principalmente para identificar as potencialidades de integração entre os diferentes PCs, os desafios e as possibilidades comuns. O PC Gestão da Rede Vegetal também atuará como principal elo de ligação entre o PC de Bancos Ativos de Germoplasma de Hortaliças e  Condimentares com a rede Transversal, especialmente nos temas relacionados à curadoria, documentação e intercâmbio. O projeto será gerenciado por um Comitê Gestor, constituído pelo Líder do Projeto e Curadores de Bancos Ativos de Germoplasma de hortaliças e condimentnares com metas e objetivos definidos neste Plano de Ação (PA1).
Plano de Atividade Gestão do Projeto terá por responsável o Líder do projeto que fará a coordenação geral, bem como a articulação institucional necessária para a implementação do mesmo. Anualmente, serão realizadas avaliações dos Planos de Ação do Projeto e serão identificados pontos críticos, que estejam causando ou possam causar  problemas no atendimento de metas e dos objetivos gerais do projeto e serão propostas medidas corretivas. O comitê gestor será responsável pela realização de pelo menos um workshop ao longo da execução do projeto. O referido evento será estruturado  no sentido de gerar informações básicas e tecnológicas, sobre as espécies componentes de todos bancos ativos de germoplasma participantes do Projeto Componente, bem como identificar trabalhos desenvolvidos em instituições ou grupos regionais e fora dele, visando incrementar ações programáticas em Rede, dentro de temas prioritários preestabelecidos para cada uma das regiões. Além de workshops e reuniões periódicas, está prevista a formação de uma rede virtual com objetivo de manter a comunicação via eletrônica ou por teleconferência.
No que se refere ao diagnóstico dos recursos genéticos de cada Banco e Coleção, o mesmo será realizado pelos curadores de produtos, cuja atividade consta no PC Curadoria da Rede Transversal.
Da mesma forma, os acessos de germoplasma dos bancos serão mantidos em duplicata na coleção de base da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para se ter uma segurança da integridade de todos os  materiais incorporados no Banco.
É também importante frisar que novos Bancos poderão ser criados em função do desenvolvimento das atividades do projeto.

Objetivos:

  • O Plano de Ação 1 terá por finalidade principal articular a interação entre os demais PAs e promover os meios necessários para o alcance das metas gerais e específicas. Para tornar a interação facilitada, serão criados Home pages e blogs do projeto e facilitar a comunicação entre os componentes de cada ação através do uso de comunicação virtual. Reuniões de orientação com cursos, reuniões temáticas, simpósios, debates e outras formas de comunicação serão também incentivados, periodicamente.

 

Responsável:
  •  Jose Flavio Lopes

 

Equipe:
  •  Rosa Lia Barbieri
  • Maria Aldete Justiniano F.Ferreira

 

Atividades:
  •  Incentivar a formação e incorporação à plataforma de novos bancos de germoplasma
  • Capacitar pessoal técnico científico e de apoio na área de manejo e conservação ex situ de germoplasma
  • Realização de workshop
  • Incentivar a formação e incorporação à plataforma de novos bancos de germoplasma
  • Incentivar a criação e formação de novos bancos e inserção na rede
  • Documentar os dados das coleções de germoplasma no que se refere aos dados de passaporte, caracterização e avaliação, e, gerar uma política vigorosa para a difusão dos mesmos
  • Capacitar pessoal técnico científico e de apoio na área de manejo e conservação ex situ de germoplasma
Ações do documento