Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC4 - Bancos Ativos de Germoplasma de Hortaliças e Condimentares

PC4 - Bancos Ativos de Germoplasma de Hortaliças e Condimentares

Fotos - PC4Grande número de "landraces" de hortaliças, raízes, tubérculos e condimentares é cultivado no Brasil, principalmente por pequenos agricultores. Muitas dessas espécies apresentam importância econômica, alimentar e social relevante, por estarem inseridas em um sistema de agricultura familiar, de subsistência e na cadeira alimentícia em praticamente todo o país. Em muitas áreas de produção, essas espécies vêm sendo mantidas pelos próprios agricultores, ao longe de décadas. Como conseqüência, criou-se uma ampla variabilidade genética destas espécies. No entanto, nos últiimos anos, devido a entrada de novos cultivos, seu cultivo vem sendo substituído pelo uso de cultivares modernas, que possuem uma base genética reduzida. Essa situação está aumentando grandemente o risco de perda de recursos genéticos de valor, tornando urgente a realização de atividades de coleta, conservação e caracterização de um amplo espectro de germoplasma como fonte potencial de genes importantes para o desenvolvimento de cultivares com tolerância a estresses bióticos e abióticos, mais produtivas e com maior qualidade nutricional. Neste sentido, o Projeto Componente 4 - hortaliças e condimentares - objetiva contribuir para o conhecimento e a preservação do germoplasma dessas espécies para o uso sustentado no agronegócio brasileiro e para a agricultura familiar, e se insere PLATAFORMA de Recursos Genéticos como uma estratégia fundamental para o domínio dos recursos genéticos no país. As atividades previstas incluem resgate de germoplasma, caracterização (morfológica, bioquímica, molecular, etc), conservação, criação da Base de Dados de Recursos Genéticos no Sibrargen e disponibilização das informações e serão desenvolvidas através de 20 Planos de Ação, envolvendo 8 unidades da Embrapa além da Embrapa Escritório de Negócios - Canoinhas. Essas unidades são reconhecidas como centros de referência na pesquisa de recursos genéticos. Os resultados esperados por este Projeto compreendem a ampliação da variabilidade genética, a organização e manutenção de bancos ativos de germoplasma, a agregação de valor por meio da caracterização e avaliação dos acessos, a identificação de fontes de genes de tolerância a estresses bióticos e abióticos, e a conservação da variabilidade genética a longo prazo em coleções de base, minimizando a erosão genética, e garantindo a segurança alimentar. Uma verdadeira e ampla base da dados e documentação destes bancos está também prevista como maneira de divulgar e disponibilizar informações e sementes aos interessados.

Objetivos:

  • Realizar coletas de hortaliças e condimentares em diferentes regiões do Brasil, de modo a resgatar, conservar e utilizar genes de interesse para os programas de melhoramento.
  • Realizar introduções de germoplasma de hortaliças e condimentares, a partir de coleções internacionais.
  • Incentivar o estabelecimento de novos bancos regionais de germoplasma em determinadas regiões do país.
  • Conservar acessos dos bancos de germoplasma de hortaliças e condimentares, por meio de multiplicação e/ou regenaração.
  • Recuperar ou regenerar acessos de germoplasma de hortaliças e condimentares, a partir de métodos de cultura de tecido (cultivo in vitro)
  • Obter, conservar e monitorar a viabilidade de sementes provenientes de polinização aberta (sementes botânicas)
  • Proceder à caracterização morfológica de acessos de hortaliças e condimentares, por meio de descritores já estabelecidos e identificação genótipos duplicados.
  • Desenvolver descritores morfológicos mínimos para aqueles produtos sem descritores estabelecidos.
  • Submeter os acessos de hortaliças e condimentares, conservados em BAGs, à avaliação agronômica.
  • Submeter os acessos de hortaliças e condimentares, conservados em BAGs, à avaliação para identificação de fontes de resistência a doenças.
  • Enviar, para a COLBASE (Cenargen), duplicação dos acessos conservados nos BAGs para serem conservados a longo prazo (-20°).
  • Criar bases de dados e inseri-las no SIBRARGEN/SIBAG disponibilizando dados de passaporte e aqueles relacionados à diversidade genética dos acessos conservados em bancos regionais de germoplasma de hortaliças e condimentares.

 Líder:

  • Jose Flavio Lopes

Planos de Ação:

Ações do documento