PA8 - Banco Ativo de Germoplasma de espécies do gênero Cuphea

O gênero Cuphea é um gênero natural e o maior das Lythraceae, compreendendo cerca de 260 espécies extremamente diversas morfologicamente.  As espécies representantes do gênero Cuphea ocorrem em climas temperados e tropicais, dos Estados Unidos ao sul da Argentina, sendo, portanto, um gênero exclusivamente americano. Apresenta dois centros de diversificação: um centro primário no sudeste do Brasil, nas montanhas do leste do país (Cadeia do Espinhaço, MG e BA), e um centro secundário no oeste do México. As espécies são comuns em ambientes perturbados, beiras de estradas, ambientes abertos e locais úmidos. Apesar deste comportamento de espécies ruderais, existem espécies de distribuição muito restrita, micro-endêmicas, que vegetam em ambientes muito especiais e são fortemente ameaçadas pelo desaparecimento de seus hábitats naturais (Cavalcanti 1989, 1991).
    A partir do final da década de 1980, além da importância medicinal, o gênero Cuphea passou a ter uma importância econômica ainda mais relevante. Pesquisas desenvolvidas com o gênero apresentaram estas plantas como detentoras de ácidos graxos insaturados utilizados na indústria de sabões, detergentes, surfatantes e lubrificantes  ou como ingredientes da alimentação com requerimentos especiais. As espécies mexicanas do gênero Cuphea foram estudadas especialmente nos Estados Unidos e na Europa, como uma cultura potencial. Os óleos das sementes constituem de 16-42% do peso total da semente e estão localizados especialmente nos cotilédones (Graham 1988).
    A efetivação do programa de coleta de germoplasma de Cuphea no Brasil ocorreu por meio da primeira expedição, realizada em janeiro e fevereiro de 1989 para a região Sudeste/Nordeste do país. A segunda expedição ocorreu nos meses de setembro e outubro de 1989 para a região Sul e a terceira expedição de coleta de germoplasma de Cuphea, para a região Centro-Oeste do país. Desde então, o USDA dedicou-se às pesquisas de melhoramento e multiplicação das espécies coletadas e as coletas continuaram a ser conduzidas pela EMBRAPA/Cenargen e financiadas por esta instituição e pelo National Science Foundation (NSF), com a participação de Shirley A. Graham, da Universidade Estadual de Kent (Kent, Ohio, EUA). O objetivo desta nova etapa de coletas era o enriquecimento da coleção de sementes da EMBRAPA/Cenargen, a continuidade dos trabalhos de revisão do gênero no Brasil e a contagem de cromossomos.
    Nesta etapa foram realizadas três expedições no ano de 1997, uma em 1999 e uma no ano de 2000. A realização das oito expedições citadas obteve pleno êxito, tendo sido coletados germoplasma de cerca de 40 das espécies brasileiras de Cuphea e 486 espécimes para herbário.
    O programa de pesquisas em melhoramento de espécies Cuphea foi abandonado depois de alguns anos pelo USDA, pelas dificuldades em lidar com as espécies e devido alto custo nas pesquisas para obtenção de pouca quantidade de óleo, especialmente relacionado ao óleo extraído do Coco. Atualmente, estas pesquisas foram retomadas por pesquisadores norte-americanos, e visam analisar e realizar novas pesquisas com as espécies brasileiras.

Objetivos:

  • Conservar, avaliar, multiplicar e documentar acessos de germoplasma de Cuphea mantidos em câmaras frias na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

 

Objetivos específicos:

  • Avaliar as sementes que estão em conservação ex situ em câmaras à baixa temperatura;
  • Estabelecer contatos de parceria no exterior para retomar o programa da Embrapa com as espécies brasileiras de Cuphea.
  • Buscar recursos para projetos de pré-melhoramento e estudos dos óleos das sementes

 

Responsável:

  • Taciana Barbosa Cavalvanti

 

Equipe:

  • Alessandra Pereira Favero

 

Atividades:

  •  Conservação e  multiplicação dos acessos da coleção de sementes da Embrapa/Cenargen;
  • Enriquecimento da coleção do gênero Cuphea
  • Caracterização e avaliação dos acessos do gênero Cuphea mantidos em câmara fria da Embrapa Cenargen
  • Documentação do banco de dados do gênero Cuphea no SIBRARGEN
Ações do documento