PA7 - Banco Ativo de Germoplasma de Cártamo

O cártamo (Carthamus tinctorius)é uma das opções  econômicas em regiões semi-áridas ou áridas. É uma planta oleaginosa, anual, altamente adaptada às condições de semi-aridez. A cartamina, substância alaranjada e insolúvel em água, é o corante mais importante extraído das flores desta planta. É uma planta da família Compositae, que apresenta caule ereto, ramificado, com 80 cm a 150 cm de altura, de ramos pubescentes ou glabros com ciclo vegetativo em torno de 140 dias . O sistema radicular é bastante desenvolvido, pivotante, e atingindo 100 cm de profundidade.
O cártamo é uma planta rústica, que oferece elevada resistência à falta de água às altas temperaturas, aos ventos fortes e quentes, à baixa unidade relativa do ar, e é tolerante a solos salinos. Exibe grande capacidade de adaptação ás mais diferentes condições ecológicas reinantes nas regiões semi-áridas de baixa altitude, mostrando-se pouco sensível à variações de fotoperíodo e desenvolvendo-se bem nos mais diferentes tipos de solos. Produz bem com precipitações de 300 a 600 mm anuais e em altitudes inferiores a 800m. Suporta temperaturas de até 50°C e não tolera excesso de umidade, nem no solo nem atmosfera.
Atualmente, os principais produtores mundiais são a China , Egito , Estados Unidos , Índia , México e Rússia. As sementes desta espécie possuem elevados teores de óleos ( 35 a 40% ) de ótima qualidade, tanto para consumo humano, como para uso industrial. O óleo de cártamo apresenta altos teores de ácidos linoléico (70%) e oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%) Uma das características químicas mais importantes deste óleo é a sua poli-insaturação, a qual condiciona a presença de baixo conteúdo de colesterol, que é uma substância nociva ao organismo humano. Como óleo industrial, ele oferece potencialidades para muitos usos, sendo empregado na fabricação de tintas, esmaltes, sabões etc. o índice de iodo é de 135, o que o classifica no grupo dos ácidos graxos semi-secativos . A torta das sementes, que é um subproduto da indústria de óleo, possui cerca de 35% de proteína e é muito usada na alimentação de ruminantes.
A Embrapa Algodão já desenvolveu trabalhos de pesquisas com essa oleaginosa (1989), mas pela falta de recursos humano e financeiro para condução de pesquisas específicas, como estudos de caracterização, sistema de cultivo e adaptabilidade, deu-se preferência as oleaginosas já tradicionalmente trabalhadas pela Unidade. Assim espera-se com este projeto avaliar diferentes acessos introduzidos para se dispor de maior recurso genético para o desenvolvimento da pesquisa relacionada a oleaginosas potencias para exploração na Região semi-árida nordestina.

Objetivos:

  • Introduzir, multiplicar, caracterizar, avaliar 14 acessos de cártamos obtidos por meio de intercâmbio.
  • Formar um banco de germoplasma de cártamo.

 

Objetivos específicos:
  •  Caracterizar com base nos aspectos morfológicos, agronômicos e composição química os acessos introduzidos de cártamo;
  • Documentar e disponibilizar o germoplasma para alimentar os futuros programas de melhoramento com a espécie.

 

Responsável:

  •  Nair Helena Castro Arriel

 

Equipe:
  •  Alessandra Pereira Favero
  • Francisco Pereira de Andrade
  • Julita Maria Frota Chagas Carvalho

 

Atividades:
  •  Enriquecimento do BAG de cártamo com acessos de diferentes paises
  • Caracterizar e avaliar os acessos introduzidos
  • Conservar e multiplicar os acessos de cartamo
  • Documentar os dados dos acessos introduzidos no SIBRARGEN e elaborar uma lista descritores a partir da caracterização morfológica e agronômica
Ações do documento