PA5 - Banco Ativo de Germoplasma de Feijão-caupi (Vigna unguiculata L.)

O intercâmbio, a caracterização e multiplicação, a preservação, a documentação e informatização dos acessos do banco ativo de germoplasma (BAG) de feijão-caupi é de suma importância, pois incrementará o uso dos recursos genéticos da espécie Vigna unguiculata (L.) Walp em programas de melhoramento, além de preservar a variabilidade genética existente para futuras gerações.
No Brasil, a caracterização de acessos de feijão-caupi já vem sendo realizado desde 1974, quando a Embrapa Arroz e Feijão iniciou pesquisas com esta espécie. No início dos anos 90, a Embrapa Meio-Norte passou a ser o Centro responsável por pesquisas na área de melhoramento genético, realizando também trabalhos de caracterização de acessos oriundos de coletas locais e introduzidos do International Institute of Tropical Agriculture (IITA), sediado na Nigéria - Àfrica, que mantém o maior banco de germoplasma de feijão caupi do mundo, bem como da Universidade de Riverside, na Califórnia, Estados Unidos. Do total de acessos do BAG (1.730), considera-se que 37,92% dos acessos foram utilizados de forma direta ou indireta no desenvolvimento de 27 cultivares do programa de melhoramento genético do feijão-caupi para as regiões Norte e Nordeste do Brasil (Meirelles et al., 2006).
Apesar desses trabalhos terem contribuído para enriquecer os bancos e de inpulsionar o desenvolvimento de cultivares no Brasil, a grande maioria dos acessos desses bancos ainda não foram caracterizados, nem informatizados (65% do BAG). A dificuldade de suporte financeiro externo e o insipiente número de profissionais que trabalham diretamente com recursos genéticos, aliado a um cenário de crescentes restrições à circulação internacional de germoplasma, recomenda a continuidade da pesquisa em andamento dentro do contexto da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos. A metodologia das atividades segue as formas usuais de intercâmbio, caracterização, multiplicação e/ou renovação, preservação, documentação e informatização de um BAG. A multiplicação e caracterização cobrirá a morfologia, aspectos botânicos e agronômicos de interesse para o melhoramento. A renovação constante das sementes garantirá a sobrevivência e longevidade dos acessos coletados há mais tempo. As atividades de documentação e disponibilização de dados referentes aos acessos caracterizados acelerará o intercâmbio de germoplasma e de troca de informações entre instituições que trabalham com o feijão-caupi. Pela atualização das bases de dados de germoplasma de Cowpea, divulgar-se-á o material disponível para pesquisas correlatas. A preservação garantirá a perpetuação do germoplasma por longo tempo e a garantia de acesso pelas gerações futuras. O plano de ação tem impacto na formação de recursos humanos, através do envolvimento de alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso das universidades Federal e Estadual do Piauí (UFPI e UESPI).

Objetivos:

  • Introduzir, multiplicar, caracterizar, conservar e documentar acessos de germoplasma de feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte.

 

Responsável:

  • Kaesel Jackson Damasceno e Silva

 

Equipe:
  •  Angela Celis de Almeida Lopes
  • Maria Lobo Burle
  • Maurisrael de Moura Rocha

 

Atividades:
  •  Enriquecimento do BAG de feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte
  • Caracterização e avaliação morfoagronômica do Banco Ativo de germoplasma de feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte.
  • Conservação, multiplicação e regeneração dos acessos do Banco Ativo de germoplasma de feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte
  • Documentação e informatização dos dados gerados no BAG de feijão-caupi
Ações do documento