PA11 - Banco Ativo de Germoplasma de Girassol

Originário dos Estados Unidos e do México, o girassol foi introduzido na Europa no século XVI, inicialmente na Espanha, e depois na Inglaterra e na França. Até o século XVII, era cultivado como planta ornamental e medicinal. Foi na Rússia que o girassol começou a ser utilizado, por volta de 1830, como fonte de óleo comestível, tornando-se, no início do século XX, a principal cultura daquele país. No Brasil, as primeiras referências sobre seu cultivo datam de 1924, embora se presuma que a cultura tenha sido introduzida no país muito antes, trazida pelas primeiras levas de colonos europeus.
Grande parte da variabilidade genética dessa cultura tem sido mantida e conservada em Bancos de Germoplasma (BG) de vários países. Os Estados Unidos matem uma coleção de aproximadamente 7800 acesso do gênero Helianthus. No Brasil, existe uma coleção de germoplasma de girassol com 2800 acessos. A maioria destes acessos foram obtidos da Argentina, da França e dos Estados Unidos.
Um programa contínuo de melhoramento é fundamental para dar suporte a expansão da cultura do girassol de formas estável e competitiva. A pronta disponibilidade de germoplasma caracterizado e avaliado é essencial para que estas pesquisas sejam conduzidas. Por ser uma planta exótica no Brasil, o girassol apresenta, aqui, ainda uma pequena proporção da variabilidade genética existente dentro da espécie. Daí, a necessidade de se ter um BAG o mais completo possível, para atender às demandas atuais e futuras.
Considerável variabilidade genética tem ocorrido para os diferentes caracteres de interesse agronômico. Porém, em geral, esta variabilidade genética é limitada, especialmente para características agronômicas principais. Com isso grande número de melhoristas tem buscado aumentar essa variabilidade genética em espécies selvagens de girassol. Portanto, germoplasma diversos caracterizados, avaliado e conservados e facilmente disponíveis são extremamente importante e demandados para programas de melhoramento e de pesquisas nas áreas interligadas.

Objetivos:

  • Introduzir, coletar, caracterizar, documentar e divulgar os acessos de germoplasma existentes de girassol.

 

Objetivos específicos

  • Promover sistematicamente o enriquecimento genético da coleção girassol através da introdução de germoplasma cultivado e silvestre;
  • Caracterizar e avaliar acessos disponíveis no BAG/Girassol e de novos acessos a serem introduzidos neste período;
  • Conservar e multiplicar acessos de germoplasma do BAG/Girassol;
  • Informatizar, documentar e divulgar informações do BAG/Girassol; e
  • Manter disponível germoplasma de girassol do BAG para uso imediato e futuro.

 

Responsável:
  • Claudio Guilherme Portela Carvalho

 

Equipe:
  • Alessandra Pereira Fávero

 

Atividades:
  •  Promover o enriquecimento genético da coleção girassol.
  • Caracterizar e avaliar acessos disponíveis no BAG/Girassol e de novos acessos a serem introduzidos neste período.
  • Conservar e multiplicar acessos de germoplasma do BAG/Girassol.
  • Documentar os dados dos acessos e atualizar o banco de dados dos acessos do germoplasma de girassol.
Ações do documento