PA5 - Banco Ativo de Germoplasma de Cevada

O cultivo da cevada (Hordeum vulgare) ocupa, hoje, uma área de aproximadamente 144 mil hectares no Brasil. Na última década, a produção nacional de cevada tem variado entre 30 e 60 % da demanda interna, sendo que o malte produzido representa apenas um terço do consumido pela indústria cervejeira nacional, colocando o país em posição de destaque como importador de cevada e de malte. Problemas como a alta suscetibilidade da espécie à acidez do solo e a contaminação dos grãos por micotoxinas produzidas pelo fungo hemibiotrófico Fusarium graminearum comprometem o aumento na produtividade da cultura e a expansão da área de cultivo.
Para fazer frente à demanda por cultivares de alto potencial produtivo, estabilidade de rendimento e qualidade de grão para malteação, ampla variabilidade genética, devidamente caracterizada e organizada, deve ser disponibilizada.
    Neste sentido, acredita-se que avanços significativos possam ser possíveis pela prospecção de genes e utilização da variabilidade genética para tais fatores de adaptação eventualmente e atualmente existente em espécies cultivadas e nativas afins conservada de cevada. Adicionalmente a busca dirigida de novos acessos para fins específicos poderão aumentar a chance de se obter genes de interesse. Porém, até hoje, o germoplasma das espécies nativas do sul do Brasil não tem contribuído para o melhoramento da cevada cultivada no país, revestindo-se de grande importância sua avaliação e utilização, sendo necessário ampliar o trabalho de coleta e caracterização deste germoplasma.. Por outro lado, os desafios da cultura exigem a organização de acervos de recursos genéticos com valor agregado, visando atender as necessidades de estudos avançados da resistência a estresses, de relação estrutura/função gênica via análise genômica funcional, de prospecção de genes e de mapeamento comparativo entre cereais.
No Brasil uma duplicata da coleção mundial de cevada preservada em pontos estratégicos do mundo tais como USA, Europa e Japão com mais de 6.000 acessos e com propósitos de longo prazo é mantida na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A cooperação existente, entre a Embrapa Trigo e a Embrapa Recursos Genéticos, visando a conservação e manutenção da variabilidade genética desta importante coleção, não sofrerá solução de continuidade durante o escopo deste projeto.
O banco ativo de germoplasma de cevada da Embrapa Trigo com duplicata preservada na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, é composto de 2.267 acessos de 11 espécies, sendo 892 de /Avena sativa L./ e 1375 de outras espécies principalmente de ssp spontaneum/./ Os dados de passaporte de 30% dos acessos de /Hordeum vulgare L./ conservados no BAG estão incluídos no sistema SIBRARGEN. Quanto a caracterização, em torno de 20% destes acessos estão com dados completos porém não digitalizados para caracteres fenológicos e alguns descritores. Os dados de passaporte das espécies afins não estão no sistema SIBRARGEN e estando estes acessos ainda não caracterizados. Da mesma forma os dados de intercâmbio e movimentação, armazenados em sistema obsoleto, necessitam ser organizados e digitalizados. Visando valorar os recursos genéticos e direcionar esforços na identificação de fontes úteis de variabilidade aos programas de melhoramento, a coleção núcleo de cevada deverá ser organizada, no escopo deste projeto, com um mínimo de redundância e o máximo de diversidade.

Objetivos:

  • Promover o enriquecimento e a conservação da diversidade genética de cevada e espécies afins, assim como a caracterização e a organização das informações dos acessos conservados, com a finalidade de disponibilizar, para a pesquisa, atual e futura, a ampla diversidade genética deste cereal, visando a atender as necessidades de uma agricultura sustentável e de maior competitividade de mercado.

 

Responsável:

  • Sandro Bonow

Equipe:

  • Euclydes Minella
  • Janaína Endres Georg Kraemer
  • Jorge Fernando Pereira
  • Sandro Brown

Atividades:

  • Conservação e manutenção da variabilidade genética mantida no BAG-Cevada
  • Enriquecimento da variabilidade genética mantida no BAG-Cevada
  • Caracterização de germoplasma mantido no BAG-Cevada
  • Documentação e disponibilização da informação da coleção mantida no BAG-Cevada.
  • Organização e validação da coleção nuclear de cevada
Ações do documento