PA2 - Banco Ativo de Germoplasma de Arroz

O arroz (Oryza sativa L.) é produto de importância econômica e social para o Brasil, ocupando a terceira posição em produção de grãos, sendo superado apenas pela soja e milho. Considerando os dados dos nacionais dos últimos anos, o Brasil apresentou média de 3.180.154 ha cultivados com arroz, produção média de 10.337.367 ton. e produtividade de 3.251/ha, frente a um consumo médio de 12.313.766 toneladas, atendendo a 84% da demanda  nacional
Dois são os ecossistemas para a cultura, o de várzea/irrigado, responsável por 65% da produção e o de terras altas, dependente da precipitação pluvial. Deste modo, ao longo dos tempos, tanto empresas públicas como privadas têm desenvolvido e recomendado novas cultivares, para ambos sistemas. Neste contexto, a Embrapa Arroz e Feijão vem pesquisando cultivares mais produtivas, estáveis, precoces, de plantas eretas e resistentes ao acamamento e a doenças, grãos do tipo agulhinha (classe longo-fino) e de alta qualidade culinária. Para a criação dessas cultivares, os melhoristas têm buscado, no Banco Ativo de Germoplasma de Arroz (BAG-Arroz), integrante do Sistema de Curadoria de Germoplasma da Embrapa, os recursos genéticos disponíveis, tanto no Germoplasma nacional, proveniente de coletas ou de melhoramento, como no introduzido de distintas regiões do planeta.   
O BAG-Arroz,  possui uma câmara de conservação com capacidade para preservar, a médio prazo, 300m³ de sementes. Foi projetada para funcionar a 12ºC e 25% de umidade relativa, condições estas que proporcionam a conservação adequada da coleção ativa em uso na pesquisa. A coleção ativa de arroz, cuja duplicata é também preservada no CENARGEN, é composta de aproximadamente 10. 980 acessos registrados, dos quais 6480 são nacionais e 4500 do exterior; dentre os nacionais 43% é representado por germoplasma tradicional, oriundo de coletas em diversas regiões produtoras do país. A coleção é constituída de variedades, linhagens e variedades regionais ou germoplasma tradicional. Também faz parte do BAG, a Coleção Nuclear de Arroz (CNBA) da Embrapa, que foi estabelecida em 2002. Possui 550 genótipos, o que eqüivale a 5% da coleção completa. É composta por três substratos, ou seja, 50% por variedades tradicionais, 25% por linhagens e cultivares melhoradas, oriundas de programas de melhoramento e instituições brasileiras de pesquisa, e 25% por linhagens e cultivares melhoradas, introduzidas de programas de melhoramento de outros países. A coleção nuclear vem sendo mantida e aprimorada, com inclusões e avaliações pelos melhoristas, que tem pesquisado a variabilidade genética e incorporado genes de interesse nos programas de melhoramento de arroz várzea/irrigado de terras altas (sequeiro).
No processo de documentação, as amostras que chegam ao BAG são identificadas e os seus dados de passaporte como origem, procedência, data de entrada, introdutor, nome comum e outras informações são registrados. Atualmente, os dados de passaporte dos acessos de introduções e coletas foram migrados (inseridos) na Base de dados do Sistema Brasileiro de Informação de Recursos Genéticos - SIBRARGEN, coordenado pelo CENARGEN.
A caracterização e avaliação do germoplasma fazem parte do melhoramento genético de arroz. Esse fato faz com que os acessos introduzidos no BAG-Arroz sejam devidamente avaliados em seus caracteres botânico-agronômicos (descritores), visando auxiliar os melhoristas na escolha dos genótipos com boas características.  Os dados avaliados são registrados em planilhas de papel e informatizadas e, posteriormente, após finalizada a caracterização, transferido para o arquivo denominado Base de Dados de Caracterização de Arroz, mantidos na Rede do CNPAF, porém, não disponíveis aos usuários. Futuramente, serão inseridos no módulo de Caracterização do Sibrargen, atividade coordenada pelo curador de produto do Cenargen. Do total das introduções na Colativa foram caracterizados 40% do germoplasma de arroz.

Objetivos:

  • Promover o enriquecimento e a conservação da diversidade genética de arroz e espécies afins, assim como a caracterização e a organização das informações dos acessos conservados, com a finalidade de disponibilizar, para a pesquisa, atual e futura, a ampla diversidade genética deste cereal, visando a atender as necessidades de uma agricultura sustentável e de maior competitividade de mercado.


Responsável:

  •  Jaime Roberta Fonseca

Equipe:
  • Claudio Brondani
  • Ivo Roberto Sias Costa
  • Maria Elias Ferreira
  • Tereza Cristina de Oliveira Bordo

 

Atividades:
  •  Conservação e manutenção da variabilidade genética mantida no BAG-Arroz.
  • Enriquecimento da variabilidade genética mantida no BAG-Arroz.
  • Caracterização de germoplasma mantido no BAG-Arroz.
  • Documentação e disponibilização da informação da coleção mantida no BAG-Arroz.
  • Manutenção e aprimoramento da coleção nuclear de arroz.
Ações do documento