Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC14 - Bancos de Germoplasma de Raízes e Tubérculos

PC14 - Bancos de Germoplasma de Raízes e Tubérculos

Fotos PC14Dentre as espécies cultivadas no Brasil, merecem destaque as que apresentam valor econômico e social em razão das raízes e tubérculos que produzem, como a Mandioca, Batata-doce,  Batata e seus parentes silvestres.  No Brasil, muitos desses cultivos são importantes, em especial, para pequenos produtores e para a segurança alimentar. Em praticamente todo o pais essas espécies vêm sendo mantidas por comunidades tradicionais, ao longo de décadas e como conseqüência, existe uma ampla variabilidade genética. Em função da grande importância desses cultivos para o país, foram criados e vêm sendo mantidos, bancos de germoplasma. Estes têm como finalidade principal reunir em um local parte da variabilidade genética (germoplasma), visando evitar a perda de genes ou de combinações gênicas (erosão genética), para dessa forma assegurar uma ampla base genética para programas de pesquisa. Os bancos de germoplasma, normalmente são constituídos por raças locais (etnovariedades), variedades melhoradas e espécies silvestres do mesmo gênero da cultura. E em função de reunirem ao mesmo tempo constituições genéticas de diferentes origens e de diferentes níveis de melhoramento, podem constituir-se em ótimas fontes de genes. Entretanto, são necessárias ações de coleta, intercâmbio, conservação, caracterização, avaliação e documentação para assegurar a manutenção, enriquecimento e informações a respeito das coleções, objetivando a ampliação do seu uso em benefício da agricultura nacional. Neste sentido, o Projeto Componente 14 objetiva contribuir para o conhecimento e a preservação do germoplasma dessas espécies para uso sustentado no agronegócio brasileiro e para a agricultura familiar, e se insere Plataforma de Recursos Genéticos. As atividades previstas incluem resgate de germoplasma, caracterização, conservação, criação da Banco de Dados de Recursos Genéticos institucional para a disponibilização das informações. Essas serão desenvolvidas por meio de 10 Planos de Ação, envolvendo 8 unidades da Embrapa. Por meio das atividades propostas espera-se ampliar a variabilidade genética conservada no BAGs de raízes e tubérculos do Brasil bem como intensificar o seu uso em programas de pesquisa, em especial na biotecnlogia, pré-melhoramento e no melhoramento genético. E assim reverter todos os recursos investidos em benefício da sociedade brasileira.

Objetivos:

  • Realizar coletas de germoplasma de espécies produtoras de raízes e tubérculos, de modo a resgatar, conservar e utilizar o germoplasma em programas de pesquisa.
  • Realizar intercâmbio de germoplasma de espécies produtoras de raízes e tubérculos a partir de coleções nacionais e internacionais.
  • Estabelecer um banco regional de germoplasma de mandioca.
  • Conservar acessos dos bancos de germoplasma de espéncies produtoras de raízes e tubérculos.
  • Recuperar ou regenerar acessos de germoplasma de raízes e tubérculos, a partir de métodos de cultura de tecidos (cultivo in vitro)
  • Caracterizar morfologicamente acessos de espécies produtoras de raízes e tubérculos, por meio de descritores já estabelecidos e identificar genótipos duplicados.
  • Desenvolver descritores morfológicos mínimos para aqueles produtos sem descritores estabelecidos e revisar os descritores morfológicos da mandioca.
  • Avaliar agronomicamente acessos de espécies produtoras de raízes e tubérculos.
  • Criar bases de dados e inseri-las no SIBRARGEN/SIBAG disponibilizando dados de passaporte e de caracterização dos acessos conservados em bancos regionais de germoplasma de raízes e tubérculos.
  • Gerar, padronizar e sistematizar as informações referentes a dados de passaporte, caracterização e avaliação do germoplasma de mandioca para atender ao TIRFAA

 

Lider:
  • VANDERLEI DA SILVA SANTOS

 

Planos de Ação:

Ações do documento