Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Projetos Componentes seta PC11 - Coleta de recursos genéticos vegetais e estudos sistemáticos associados

PC11 - Coleta de Recursos Genéticos Vegetais e Estudos Sistemáticos Associados

PC coletaEste projeto objetiva fazer um diagnóstico do estado da arte sobre coleta de germoplasma vegetal no Brasil. Pretende-se inventariar os resultados desta atividade nas últimas três décadas, indicando como, onde e em quais situações estão conservados os materiais obtidos por coleta. Em paralelo, o projeto visa ser o ponto de apoio à rede de coleta e resgate de recursos genéticos úteis ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA).
   Focado inicialmente no sistema Embrapa de pesquisa (próximos quatro anos), particularmente recuperando informações sobre as ações em que houve o envolvimento direto de sua unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), pretende-se apontar qualidades, falhas, perspectivas e caminhos a serem trilhados. Com base no diagnóstico preconizado, o projeto iniciará ações que venham a suprir lacunas e atender demandas por enriquecimento de produtos das coleções ex situ, fazendo uso da coleta de germoplasma no país. Nas coletas em si, serão trabalhados essencialmente recursos genéticos negligenciados em outros projetos ou programas de coleta da rede vegetal, evitando assim duplicações de esforços e evitando que haja falhas para produtos específicos.
   Formulado com base em quatro Planos de Ação (aí incluída a gestão - PA 1), no seu desenvolvimento pretende-se coletar, para conservação e uso a curto, médio e longo prazos, germoplasma de recursos genéticos em que as prioridades recairão sobre: a) produtos não contemplados em outros projetos ou programas de coleta do sistema (PA 2); b) genótipos/populações em áreas ameaçadas, os quais caracterizam o resgate de recursos genéticos (PA 3). Como base teórica para os dois planos anteriores, o PA 4, cujas atividades incluem o herbário do Cenargen, fiel depositário e que é diferenciado pelo seu acervo de recursos genéticos, desenvolverá estudos sistemáticos, taxonômicos e florísticos diversos, sendo forte o componente de treinamento em identificação de plantas. Em todos os Planos de Ação serão utilizadas metodologias em que a equipe do projeto é referência nacional. Ainda assim, nos Planos de Ação 2 e 3, poderão surgir procedimentos que relacionem técnicas e métodos novos ou alternativos para a obtenção dos propágulos, o que é função direta dos recursos genéticos que serão trabalhados, visando sua inserção no SNPA.
   Os resultados do projeto ligam-se diretamente à compilação, organização e disponibilização de informações sobre coleta de germoplasma no Brasil, verificando quais os resultados que esta atividade obteve no passado e quais as lacunas e perspectivas futuras. Hoje não há informação segura sobre isso e os dados encontram-se extremamente fragmentados e dispersos. Parte das informações restringe-se a relatórios e antigos projetos de pesquisa, o que dificulta o planejamento seguro de qualquer ação em rede. Além do mais, com o andamento do projeto, vislumbra-se a ampliação dos acervos de germoplasma de espécies de interesse potencial, aumentando a variabilidade genética introduzida no sistema.

Objetivo:

  • Diagnosticar o estado da arte sobre coleta de germoplasma no Brasil e viabilizar a coleta de recursos genéticos vegetais úteis ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. Enfatizar produtos não contemplados em outros projetos ou programas da rede, visando sua conservação e uso a curto, médio e longo prazos.


Objetivos Específicos

  • Realizar diagnósticos sobre o estado da arte da coleta de germoplasma, do destino sob conservação dos materiais e seu uso no sistema Embrapa, nas últimas três décadas.
  • Identificar produtos prioritários para a coleta de germoplasma, em função dos diagnósticos e das demandas de outros projetos da rede.
  • Coletar genótipos de recursos genéticos em áreas sob impacto ambiental, visando sua conservação e utilização pelo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.
  • Coletar vouchers de herbário dos acessos, cumprindo as deliberações do CGEN e demais aspectos legais, considerando ser o Herbário CEN fiel depositário.
  • Atuar como centro de referência de investigações e treinamento em taxonomia, georeferenciamento e diversidade, apoiando pesquisas em ações de coleta, conservação in situ e ex situ, e estudos biossistemáticos, para as unidades da Embrapa que trabalham com recursos genéticos.
  • Fomentar o estabelecimento da rede de herbários da Embrapa, com o Herbário CEN sendo a servidora central.
Líder:
  • Bruno Machado Teles Walter

 

Planos de Ação:

 

PA1 - Gestão da coleta de recursos genéticos vegetais e estudos sistemáticos associados

PA2 - Diagnóstico sobre coleta de germoplasma e obtenção de plantas de interesse econômico atual ou potencial, mas insuficientemente representadas nas coleções ex situ existentes.

PA3 - Resgate de germoplasma vegetal em áreas sob impacto ambiental.

PA4 - Herbário CEN: estudos sistemáticos, florísticos e biogeográficos em apoio à coleta de germoplasma

Ações do documento