Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Notícia:A partir de 30 de agosto voce começa a acessar os inventários dos Bancos de Germoplasma na nossa Home Page seta Visitas integram unidades da Embrapa em torno do tema Recursos Genéticos

Visitas integram unidades da Embrapa em torno do tema Recursos Genéticos

O Cenargen está firme e forte em seu propósito de aumentar a interação com as outras unidades da Embrapa através de visitas. No último mês, várias iniciativas foram realizadas nesse sentido relacionadas à revisão do sistema de curadorias, intercâmbio e implementação do TIRFAA - Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura da FAO. Confiram:

 

 Embrapa Uva e Vinho e Embrapa Clima Temperado

             No período de 17 a 23 de maio de 2009, os pesquisadores Francisco Ricardo Ferreira e Juliano Gomes Pádua visitaram os BAGs de uva, pêra, maçã, marmelo, prunoideas e fruteiras nativas da região sul do Brasil.
Na Estação Experimental de Vacaria da Embrapa Uva e Vinho, existe uma coleção germoplasma de pêra de material proveniente da Embrapa Clima Temperado, que será renovada e receberá material da Epagri e também de importação dos Estados Unidos que está em tramitação.
Na Estação Experimental de Caçador da Epagri existem as coleções de germoplasma de maçã (450 acessos), pêra (220 acessos) e marmelo (10 acessos). A coleção de pêra está como um BAG no PC Fruteiras da Plataforma de Recursos Genéticos, pela parceria com a Embrapa Uva e Vinho (repasse de insumos, materiais, estagiários, etc.).
Na Embrapa Uva e Vinho, os pesquisadores visitaram os laboratórios e os campos experimentais.
Na Embrapa Clima Temperado, visitaram os laboratórios e os campos experimentais, incluindo os BAGs de azeitona, prunoideas (ameixa, pêssego, nectarina), fruteiras nativas da região sul, e outras frutas (Rubus, Vaccinium, etc.) e os matrizeiros de citros, especialmente variedades sem sementes de tangerinas e laranjeiras.
Em todas as visitas foram abordados temas e compromissos resultantes da assinatura do TIRFAA.

 Embrapa Agroindústria Tropical

             A supervisora de Curadorias de Germoplasma, Alessandra Fávero visitou a Embrapa Agroindústria Tropical no período de 7 a 11 de junho, com os seguintes objetivos:
- Visita ao BAG de caju e espécies ornamentais tropicais; coleção biológica de bactérias lácteas e microrganismos deteriorados de queijos coalho artesanais; coleção biológica de fungos micorrízicos e coleção biológica de microrganismos patogênicos transmitidos pelo leite e derivados. 
- Apresentação de palestra sobre Sistema de Curadorias e discussão sobre a revisão do Sistema junto aos curadores.
 

Embrapa Tabuleiros Costeiros

            O Seminário de Recursos Genéticos organizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, entre os dias 17 e 19 de junho, contou com a participação da Alessandra e da líder da Rede de Recursos Genéticos Vegetais (Patrícia Bustamante)
Alessandra apresentou as palestras: “O Sistema de Curadorias da Embrapa” e “Conservação e Uso de Germoplasma Silvestre”.
Patrícia apresentou as palestras: Conservação e Uso de Recursos Genéticos Vegetais e “Conservação on farm de Recursos Genéticos Vegetais.

As pesquisadoras visitaram os BAGs de mangaba e coco. Patrícia também visitou as catadoras de mangaba, que realizam a conservação de recursos genéticos “on farm”.

Ações do documento