Simpósio que debate a biodiversidade brasileira recebe inscrições

Até 2 de novembro, estão abertas as inscrições para o I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade, organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

O evento será realizado de 1º a 3 de dezembro no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro e tem como objetivo debater questões sobre a biodiversidade brasileira, os principais desafios em seu estudo, as estratégias de ensino, atualidades, perspectivas e os avanços científicos na área.

 

"A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. O Brasil, detentor de grande diversidade biológica, tem papel fundamental em questões relacionadas ao tema", explica o pesquisador do IOC Daniel Buss, um dos organizadores da iniciativa, realizada por meio da Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Taxonomia e Biodiversidade do Instituto.

 

Taxonomia, ecologia, conservação, desenvolvimento sustentável, saúde pública e educação serão alguns dos temas abordados em palestras e mesas-redondas e discutidos entre pesquisadores, professores, gestores e profissionais de outras especialidades, que estarão no campus da Fiocruz.

 

"Precisamos conhecer melhor nossos ecossistemas em todos os seus aspectos, sempre considerando as populações humanas como elementos de algum modo relacionados a eles. Esse conhecimento não é possível sem a taxonomia, área fundamental da biologia que atua na descrição da biodiversidade", ressalta o pesquisador do IOC Márcio Felix, que também faz parte da comissão organizadora do evento.

 

Além de pesquisadores da Fiocruz, participam como convidados representantes de instituições como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Universidade Anhanguera, Universidade Federal do Paraná, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Fundação O Boticário.

 

Serão disponibilizadas 250 vagas e o prazo para submissão de resumos de trabalhos que serão apresentados no evento é 2 de novembro. Informações e inscrições em www.ioc.fiocruz.br/simposiotaxonomia

Ações do documento