PC 11 - Coleta

O projeto de coleta vem tendo andamento normal, com suas metas de 2009 sendo trabalhadas. Iniciou-se o diagnóstico das coletas de germoplasma feitas pelo Cenargen, com a criação de alguns bancos de dados sobre os coletores e seus relatórios de viagem, que possuem informações fragmentadas desses mais de 30 anos de atividades de coleta. Para produtos, um trabalho piloto está em andamento para arroz e foi iniciado para a leguminosa forrageira Stylosanthes. Se para o arroz alguns trabalhos publicados sobre coleta (comunicados técnicos, boletins de pesquisa, artigos, etc.) facilitam a recuperação dos dados, para Stylosanthes a carência profunda de informações publicadas tem sido a tônica; e este, infelizmente, parece que será o cenário mais comum neste diagnóstico.
   Até junho de 2009 foram realizadas três expedições para o resgate/coleta de germoplasma nas áreas de influência das Usinas Hidrelétricas de Estreito (TO/MA), São Salvador (TO) e Jirau (RO). Dentre várias outras, entre os acessos resgatados encontram-se amostras de espécies nativas ornamentais dos gêneros Costus e Heliconia, que foram enviadas para os BAGs da Embrapa Agroindústria Tropical.
   Com relação ao herbário CEN, até meados do mês de julho, foram atualizados 8.377 exsicatas no sistema ELCEN, que incluem correções nomenclaturais, identificações recentes e novas incorporações ao acervo. Estas novas incorporações representam 5.281 números de tombo acrescidos no ano, que permitiram ao herbário ultrapassar as 70 mil exsicatas incorporadas
PC coleta

Ações do documento