Você está aqui: Página Inicial seta Rede Vegetal seta Notícia:A partir de 30 de agosto voce começa a acessar os inventários dos Bancos de Germoplasma na nossa Home Page seta Líder da Rede de Recursos Genéticos Vegetais visita EPAMIG - Fazenda Experimental de Maria da Fé/MG

Líder da Rede de Recursos Genéticos Vegetais visita EPAMIG - Fazenda Experimental de Maria da Fé/MG

Líder da Rede de Recursos Genéticos Vegetais visita EPAMIG - Fazenda Experimental de Maria da Fé/MG

Fazenda Experimental de Maria da Fé/MG

A lider da Rede de Recursos Genéticos Vegetais, Patrícia Bustamante, visitou no dia 23 de abril de 2009 a Estação experimetal da EPAMIG em Maria da Fé/MG. Na oportunidade ela conheceu os Bancos de Germoplasma de espécies de fruteiras temperadas (maçã, ameixa e marmelo) e o Banco de Germoplasma de Oliveira.

O pesquisador da Epamig, João Vieira Neto (joaovieira@epamig.embrapa.br)  apresentou as principais linhas de pesquisa da EPAMIG em Maria da Fé e a nova máquina adquirida na Itália para o processamento do azeite de oliva que deverá entrar em operação em fevereiro de 2010, época da safra de azeitonas na região.

Recentemente o Ministário da Agricultura, através do Serviço de Proteção de Cultivares, definiu os descritores para a cultura da Oliveira e a publicação pode ser encontrada no site http://www.agricultura.gov.br

A visita da líder da Rede de Recursos Genéticos Vegetais à EPAMIG teve por objetivo estreitar as relações com as Empresas Estaduais de Pesquisa que atuam na área de conservação de Recursos Genéticos Vegetais e conhecer as principais possibilitades de atuação conjunta com a Embrapa. As principais demandas apresentadas pelos pesquisadores da EPAMIG foram relativas à pesquisa visando caracterização molecular dos Bancos de Germoplasma da Fazenda Experimental de Maria da Fé e a  busca de informação sobre os componentes da folha de oliveira (que hoje tem sido utilizada em regimes alimentares que visam a redução de peso).

O pesquisador Enilton Fick Coutinho, da Embrapa Clima Temperado é o responsável pelo Banco de Germoplasma de Oliveira da Embrapa e já vem atuando em conjunto com a EPAMIG.

Ações do documento