Você está aqui: Página Inicial seta Rede Transversal seta Projetos Componentes seta PC1 - Gestão Integrada da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos

PC1 - Gestão Integrada Da Plataforma Nacional De Recursos Genéticos

Este Plano Gerencial visa agregar as atividades transversais da  Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, e que são essenciais para o relacionamento entre as diversas Redes Componentes.

Em 2003, a Embrapa passou a operar as ações com recursos genéticos sob um modelo de organização em rede, denominado Rede Nacional de Recursos Genéticos - Renargen, que se encerra em dezembro de 2007. Tendo em vista os desafios crescentes e a relevância desses recursos como acervos estratégicos para o desenvolvimento agropecuário, há necessidade de aprimorar este modelo, de forma a assegurar a continuidade das atividades básicas com recursos genéticos, e que deve focar ações de enriquecimento das coleções, bem como de conservação, caracterização e documentação das mesmas.

Desta forma, nesta nova etapa, iniciada em janeiro de 2009, os recursos genéticos estão organizados em quatro Redes, sendo que três delas visam à utilização e a conservação de recursos genéticos (Vegetais, Animais e Microbianos), enquanto que a quarta será uma Rede Transversal que terá como principal objetivo uma Gestão Integrada de todas as Redes, bem como o desenvolvimento de atividades comuns a todas elas.

Espera-se que esta Plataforma seja capaz de agregar o potencial intelectual e a capacidade institucional de todos os seus parceiros, respeitando peculiaridades regionais para se chegar aos objetivos comuns. Os trabalhos desta Plataforma se caracterizarão por um gerenciamento eficiente, uma capilaridade regional, atitudes pró-ativas, pesquisas contínuas e agregação de novas parcerias.

Esta Plataforma apresenta como vantagens principais a ordenação da informação, determinação de prioridades quanto a atividades e organismos e o aporte racional de recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento das ações relacionadas aos recursos genéticos nas quatro Redes mencionadas.

As quatro Redes que compõe esta Plataforma agregarão 9 Projetos 32 Componentes, sendo 15 tratando de recursos genéticos vegetais, seis de animais, seis de microrganismos e quatro de caráter transversal. Além disso, as atividades serão desenvolvidas em 35 Unidades Descentralizadas da Embrapa, com estreita cooperação de 70 parceiros, aglutinando cerca de 520 pesquisadores.

Embora cada uma das três Redes que visam à utilização e a conservação de recursos genéticos conte com um Projeto de Gestão, a Gestão da Plataforma como um todo será realizada por um Projeto de Gestão Integrada que ficará na Rede Transversal.

Objetivo Geral:

Estruturar e implantar uma Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, assegurando a gestão, a manutenção, a ampliação e a valorização permanente dos acervos de forma a garantir a segurança nacional em recursos genéticos vegetais, animais e microbianos, visando sua utilização em programas de melhoramento

Planos de Ação:

Ações do documento