Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Projetos Componentes seta PC2 - Coleções de Culturas de microrganismos multifuncionais (CCMM) seta Planos de Ação seta PA2 - Coleção de Fungos Micorrízicos Arbusculares da Embrapa Agrobiologia (COFMEA)

PA2 - Coleção de Fungos Micorrízicos Arbusculares da Embrapa Agrobiologia (COFMEA)

A importância biológica dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) se deve à sua presença universal nos ecossistemas terrestres. A condição de raiz não associada a eles é exceção na natureza. Por isso as micorrizas do tipo arbusculares (MAs) são consideradas as mais importantes pelo fato da grande maioria das plantas terrestres as formarem. As MAs são simbioses entre raízes e fungos do filo Glomeromycota, cuja diversidade (pela morfologia de esporos) é estimada em cerca de 160 espécies. Porém existe grande diferença de eficiência e adaptação às plantas entre os diferentes ecótipos da mesma espécie. A grande dificuldade de manter coleções destes fungos está no fato de serem biotróficos obrigatórios, sendo possível sua repicagem periódica apenas na presença de raízes metabolicamente ativas. Como existem certas preferências entre plantas, fungos e solo (não se caracterizando uma especificidade), muito isolados deixam de se multiplicar ou não se multiplicam em condições controladas. Existe uma expectativa gerada com o avanço da taxonomia molecular, porém esta ainda é uma área emergente. A pouca disponibilidade de isolados de FMAs em coleções sistematizadas é um fator limitante para o desenvolvimento de técnicas moleculares. A coleção de FMAs da Embrapa Agrobiologia tem a principal finalidade de manter e fornecer material para o avanço dos estudos de ecologia, biodiversidade e taxonomia desses fungos em nossos ecossistemas. Os objetivos do PA são Intercambiar, enriquecer, identificar, caracterizar e preservar o acervo da Coleção de Fungos Micorrízicos Arbusculares da Embrapa Agrobiologia (COFMEA) de forma documentada e adequada a um Sistema de Qualidade.

Responsável:

Orivaldo José Saggin Júnior - Embrapa Agrobiologia

 Equipe:

Aldo Vilar Trindade – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Cláudio Roberto Fonsêca Sousa Soares – Universidade Federal de Lavras

Cristiane Figueira da Silva – Estudante de Pós Doutorado - UFRRJ

Eliane Maria Ribeiro da Silva – Embrapa Agrobiologia

Guilherme Augusto Robles Angelini – Estudante de Doutorado - UFRRJ

Itamar Garcia Ignácio – Embrapa Agrobiologia

Jose Pereira da Silva Junior – Embrapa Trigo

Lucia Vieira Hoffmann – Embrapa Algodão

Olmar Baller Weber – Embrapa Agroindústria Tropical

Orivaldo Jose Saggin Junior – Embrapa Agrobiologia

Ricardo Luiz Louro Berbara – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Rosilaine Carrenho – Universidade Estadual de Maringá

Sidney Luiz Sturmer – Universidade Regional de Blumenau

Atividades:

  • Enriquecimento (intercâmbio e coleta) do acervo;
  • Identificação e caracterização;
  • Preservação em pelo menos dois métodos, sendo um a longo prazo;
  • Documentação no Infomicro, atualização dos dados no portal e adequação ao sistema de qualidade;
  • Coleta, identificação, caraterização e depósito das principais  linhagens na COFMEA pela Coleção de Culturas de Fungos Micorrízicos Arbusculares da Embrapa Mandioca e Fruticultura;
  • Coleta, identificação, caraterização e depósito das principais  linhagens na COFMEA  pela Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Agroindústria Tropical.
Ações do documento