Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Notícias seta Inoculante reduz a aplicação de fertilizante na cultura do milho

Inoculante reduz a aplicação de fertilizante na cultura do milho

A Embrapa Agrobiologia, em parceria com a Embrapa Roraima, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Cerrados, desenvolveu um inoculante (biofertilizante) que foi testado durante três anos consecutivos com bons resultados em diferentes regiões brasileiras. Utilizando variedades desenvolvidas e adaptadas as condições de solo e clima, os resultados dos testes apontam para uma redução de cinqüenta por cento da dose de fertilizante aplicado a cultura, sem queda de produtividade. De uma forma geral, podemos reduzir o custo de produção em 7,5%, e ainda reduzir os danos ao meio ambiente causados pela aplicação do fertilizante nitrogenado.  Para se ter uma idéia da redução de custo de produção, os resultados obtidos na região norte pela Embrapa Roraima, mostraram que a inoculação das sementes da cultivar BRS1010 diminuiu os gastos em trezentos reais por hectare.

 O inoculante produzido pela Embrapa Agrobiologia com bactérias, além de proporcionar a redução do uso de fertilizantes nitrogenados, aumenta a resistência a estresses ambientais como o hídrico e a absorção de outros nutrientes do solo. Este efeito ocorre porque a bactéria produz  fitohormônios, o que promove um aumento da raiz da planta inoculada, possibilitando uma maior absorção de água e nutrientes do solo.  

 A bactéria utilizada neste inoculante, chamada Herbaspirillum seropedicae, foi obtida de amostras de raízes de cereais e descoberta em 1986 pela Embrapa Agrobiologia. Este microrganismo pode reduzir o nitrogênio atmosférico através da ação de uma enzima chamada nitrogenase, que faz o processo biológico utilizando como fonte de carbono, o que a planta capta através da energia solar.

 Ainda não há previsão de quando o produto estará disponível para o agricultor. O próximo passo será a abertura de edital para a seleção das industrias que vão produzir o inoculante e repassá-lo ao mercado.

Assessoria de Imprensa:

Ana Lucia Ferreira - DRT: 16913/RJ

Tel: (21) 3441-1596 / 9339-1850

 

Ações do documento