Coleção de Fitopatógenos de Hortaliças

A coleção de fitopatógenos de hortaliças existe desde a criação do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (Embrapa Hortaliças), em 1981. Desde então ela vem conservando fungos, oomicetos (pseudofungos) e bactérias patogênicos a hortaliças, que são usados principalmente na seleção de acessos,  linhagens avançadas e cultivares de hortaliças resistentes a doenças. Estes fitopatógenos têm sido identificados e caracterizados com marcadores morfológicos, biológicos, bioquímicos e moleculares. Nos últimos cinco anos, a coleção tem sofrido um incremento considerável devido ao aumento dos trabalhos de caracterização de fitopatógenos na unidade e maior complexidade da taxonomia dos patógenos.  Estes trabalhos de caracterização têm sido mais frequentes devido a entrada no país de algumas espécies de fitopatógenos que eram ausentes  até recentemente e o aumento de importância de algumas espécies que já se encontravam estabelecidas em nossas lavouras de hortaliças. A coleção conta com aproximadamente 3.000 isolados de fungos e oomicetos (Reino Stramenopila) e 600 isolados de bactérias, todos identificados pelo menos ao nível de gênero. Entre os fungos e oomicetos predominam espécies dos gêneros Alternaria, Colletotrichum, Fusarium e Phytophthora. Entre as bactérias predominam as espécies do complexo de Xanthomonas spp. de tomate e pimentas (Xanthomonas vesicatoria, X. euvesicatoria, X. perforans e X. gardeneri) e a bactéria de solo Ralstonia solanacearum. Os fungos e oomicetos estão preservados pelos métodos de Castelanni (água esterilizada) e do óleo mineral. As bactérias estão sendo preservadas em água esterilizada, liofilização e, alguns isolados referência a –80oC. No Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Hortaliças, com os trabalhos de caracterização de fitopatógenos, têm sido defendidas ou estão em andamento teses, dissertações e monografias em parceria com Universidades e Faculdades brasileiras, como a UnB, UFV, UFRPE e a Faculdade da Terra de Brasília.

  • Curador: Ailton Reis
  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Hortaliças é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Hortaliças em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.

 


 

Ações do documento