Coleção de Microrganismos da Embrapa Gado de Leite

A coleção de micro-organismos da Embrapa Gado de Leite (ColGL) tem como objetivo preservar e caracterizar linhagens de micro-organismos de interesse do agronegócio do leite. A caracterização dos micro-organismos poderá contribuir para o desenvolvimento de métodos rápidos de diagnóstico, rastreabilidade de surtos de toxi-infecções alimentares, e a prospecção de estratégias de alimentação para o gado de leite, por meio dos seus processos metabólicos ou o desenvolvimento de aditivos ou inoculantes para silagens. Os micro-organismos preservados compreendem: (1) patógenos da mastite bovina e bubalina (Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus uberis, outras espécies de Streptococcus spp., Enterococcus spp, Staphylococcus spp coagulase-negativos, bactérias Gram-negativas (coliformes e Pseudomonas spp.), Arcanobacterium pyogenes e leveduras; (2) patógenos humanos veiculados pelo leite e derivados (Listeria monocytogenes, Salmonella e Staphylococcus aureus); (3) micro-organismos psicrotróficos, deterioradores do leite e derivados (Pseudomonas e Aeromonas spp), e (4) micro-organismos e que podem ser usados como componente de silagens ou outros processos relacionados à alimentação dos animais (Butyrivibrio fibrisolvens e Streptococcus infantarius). A coleção foi iniciada em 1993, e conta com aproximadamente 4.000 isolados.

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Gado de Leite é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Gado de Leite em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.


 

Ações do documento