Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Coleções de Culturas Microbianas seta Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Soja seta Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Soja

Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Soja

A “Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Soja: Bactérias Diazotróficas e Promotoras do Crescimento de Plantas” foi iniciada em 1991, estando sediada no Laboratório de Biotecnologia do Solo. A ênfase da coleção é em bactérias diazotróficas simbióticas, além de bactérias promotoras do crescimento de plantas, todas de interesse agrícola, possuindo tanto isolados nativos e naturalizados de solos brasileiros, como principais representantes de espécies de outras coleções nacionais e internacionais. Desde o princípio houve uma busca pela implementação de metodologias que permitissem a caracterização genética das estirpes da coleção, mas sempre procurando associar as características obtidas in vitro com o potencial agrícola das bactérias. A coleção tem fornecido material para diversos estudos de taxonomia e filogenia e para a busca de estirpes mais eficientes nos processos de fixação biológica do nitrogênio e na promoção do crescimento de plantas visando a sua utilização em inoculantes microbianos. Além disso, a coleção fornece estirpes para o desenvolvimento de projetos em colaboração com a iniciativa privada, por exemplo, envolvendo novas formulações de inoculantes. Atualmente estão sendo adotadas uma série de ações visando a implementação do sistema de gestão da qualidade ISO 17025 e dos princípios da OECD (Organization for Economic Co-Operation and Development) nos ensaios pertinentes à coleção de culturas, visando garantir a qualidade na manutenção e no fornecimento das estirpes.

A coleção conta atualmente com 4.000 estirpes, 1.100 DNAs de estirpes e 12.000 clones de bibliotecas genômicas de estirpes dos gêneros Bradyrhizobium e Rhizobium. Os métodos de conservação utilizados para a manutenção dos microrganismos da coleção são: a) criopreservação (–80ºC) em meio de cultura líquido apropriado para o crescimento de cada espécie e contendo 30% de glicerol; b) liofilização; c) para uso corrente, meio sólido inclinado, coberto com glicerol, mantido a 4ºC. A verificação da viabilidade das estirpes, em termos de crescimento e, no caso das bactérias diazotróficas e das promotoras do crescimento de plantas, de eficiência do processo de fixação biológica do nitrogênio e da promoção do crescimento de plantas, respectivamente, é verificada a cada dois anos para as estirpes mais relevantes, ou que são utilizadas com maior freqüência (aproximadamente 2.000 estirpes). Para as demais estirpes, a renovação é feita conforme a disponibilidade de tempo, tentando-se não ultrapassar o período de quatro anos. Os DNAs das bactérias são mantidos a a –20ºC. Os clones das bibliotecas genômicas são mantidos em placas com meio sólido e glicerol a –80ºC.

As informações sobre a coleção estão disponibilizadas na Plataforma Nacional de Recursos Genéticos da Embrapa. Além disso, a coleção é integrante da Brazilian Microbial Resource Center (BMRC).


O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Soja é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Soja em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.

 

Ações do documento