Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Coleções de Culturas Microbianas seta Coleção de Culturas de Bactérias Diazotróficas e outros Microrganismos Multifuncionais seta Coleção de Culturas de Bactérias Diazotróficas e outros Microrganismos Multifuncionais

Coleção de Culturas de Bactérias Diazotróficas e outros Microrganismos Multifuncionais

A Coleção de Bactérias Diazotróficas da Embrapa Agrobiologia teve início na década de 60 pela pesquisadora Johanna Döbereiner e seus colaboradores. Hoje é referência nacional e internacional em bactérias fixadoras de nitrogênio em associação com gramíneas e espécies florestais de recuperação de áreas degradadas. Recentemente, foi oficializada a unificação dessa coleção com a de Microrganismos Promotores de Crescimento em Plantas (MPCP), passando a ser denominada Coleção de Bactérias Diazotróficas e outros Microrganismos Multifuncionais – CCBD da Embrapa Agrobiologia. Seu objetivo geral é enriquecer, identificar, caracterizar e conservar o acervo de forma documentada, além de prestar serviços com frequente aperfeiçoamento da qualidade. Atualmente, mantém 3174 culturas identificadas em 26 gêneros e 89 espécies. No acervo predominam espécies de Rhizobium, Bradyrhizobium, Azorhizobium, Burkholderia isoladas de Mimosa spp. e Sinorhizobium, isoladas de diversas espécies de leguminosas provenientes dos diferentes biomas brasileiros, de Azospirillum, Herbaspirillum e Burkholderia, isoladas de trigo, arroz, sorgo, dendê, abacaxizeiro e bananeira, de Gluconacetobacter, isoladas de cana-de-açúcar e de batata-doce, além de culturas de Azotobacter, Azoarcus, Beijerinkia, Pseudomonas spp. e diversas outras, obtidas através do intercâmbio entre coleções. As culturas de bactérias diazotróficas estão preservadas pelos métodos sob óleo mineral e liofilização e as de Pseudomonas, por congelamento (-80ºC). Esta Coleção, listada com o número 364 no WDCC, é reconhecida pela identificação BR em suas culturas.

  • Curador: Rosa Maria Pitard
  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Agrobiologia é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas. Estuda-se na Embrapa Agrobiologia o início da cobrança desse serviço da Coleção.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de culturas pretendidas. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante receberá do Curador o Termo de Transferência de Material (TTM), modelo adaptado à CCBD. Este deverá ser devidamente preenchido e remetido aos cuidados do Curador, em 3 (três vias) e assinado pelo responsável da instituição. Estuda-se na Embrapa Agrobiologia o início da cobrança desse serviço da Coleção.

 

Ações do documento