Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Coleções de Culturas Microbianas seta Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental seta Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental

Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental

A Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental (CMAA) foi estabelecida há 20 anos, iniciada com o acervo de fungos agentes de controle biológico de doenças de plantas.  Com a nova  missão da Embrapa Meio Ambiente para os estudos de monitoramento e avaliação de impacto ambiental, o Laboratório de Microbiologia, em 1992 passou a inserir nas suas linhas de pesquisa estudos sobre biodegradação e biorremediação. Nesse modo, passaram-se a inserir no acervo linhagens de actinobactérias, fungos e bactérias envolvidas na mineralização de alguns xenobióticos. Atualmente, o LMA vem trabalhando com biodiversidade de microrganismos de Biomas brasileiros focando para os ambientes extremos, incluindo os manguezais e a região semi-árida do Nordeste brasileiro. Os microrganismos, assim preservados, são avaliados quanto ao potencial para produção de novos metabólitos secundários, incluindo antibióticos, enzimas, exopolissacarídeos e corantes.

O LMA vem prestando serviços à comunidade e auxiliando o quarentenário da Embrapa Meio Ambiente para identificação de linhagens bacterianas por meio do seqüenciamento do gene 16S rDNA e pelo perfil de ácidos graxos da parede celular.

As culturas estão sendo mantidas por dois ou três métodos de preservação. Há um esforço para a aquisição de um sistema de preservação por nitrogênio líquido, no sentido de melhor ampliar os métodos de preservação no novo espaço construído para abrigar a CMAA.

 

Curador: Itamar Soares de Melo

  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Meio Ambiente é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Meio Ambiente em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.

 


 

Ações do documento