Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Coleções de Culturas Microbianas seta Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Agropecuária Oeste seta Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Agropecuária Oeste

Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Agropecuária Oeste

A Coleção de Culturas de Microrganismos Multifuncionais da Embrapa Agropecuária Oeste foi iniciada em 1999, juntamente com a implementação do Laboratório de Microbiologia do Solo. Inicialmente, implementou-se uma coleção de rizóbios, visando estudos para a obtenção de inoculantes mais eficazes para a cultura do feijoeiro, com estirpes de rizóbio obtidas de diferentes locais de Mato Grosso do Sul. Posteriormente, foram incorporados rizóbios isolados de soja, cultivada em diferentes sistemas de manejo, rizóbios para inoculação em caupi (Vigna unguiculata) e rizóbios para inoculação em diferentes espécies utilizadas como adubos verdes, como: feijão-de-porco (Canavalia  ensiformis  L.),  guandu  (Cajanus  cajan  L.),  crotalária  (Crotalaria juncea)  e  mucuna  cinza  (Mucuna  pruriens  DC.).

Esta Coleção conta com cerca de 2.600 (dois mil e seicentos) isolados de rizóbio obtidos de nódulos de leucena (Leucaena leucocephala), feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), soja (Glycine max (L.) Merrill), caupi (Vigna unguiculata) e cinco espécies utilizadas como adubo verde: feijão-de-porco (Canavalia  ensiformis  L.),  guandu  (Cajanus  cajan  L.),  crotalária  (Crotalaria juncea)  e  mucuna  cinza  (Mucuna  pruriens  DC.). A coleção consta ainda com diversas estirpes de rizóbio recomendadas, atualmente, para a produção de inoculantes comerciais no país.

Os isolados de rizóbio de leucena e feijoeiro foram obtidos de solos de regiões tradicionalmente produtoras de feijão do Estado de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, abrangendo 87 locais de 35 municípios. Os rizóbios para inoculação em soja são constituídos pelas estirpes recomendadas para a produção de inoculantes comerciais e cerca de 270 isolados obtidos de nódulos de soja cultivada sob diferentes sistemas de manejo: (i) convencional, envolvendo aração e gradagem; (ii) sistema plantio direto, envolvendo trigo, aveia e nabo forrageiro como culturas de outono/ inverno; e (iii) sistema integrado lavoura-pastagem, soja cultivada em sucessão à aveia, no sistema plantio direto, sendo rotacionada (a cada dois anos) com pastagem (Brachiaria decumbens). Os rizóbios isolados de caupi constituem cerca de 1.000 (mil) isolados, obtidos, principalmente, de solos de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul, além de estirpes comerciais. Cerca de 307  isolados  de  rizóbio  foram obtidos a partir de cinco espécies utilizadas como adubo verde: feijão-de-porco (Canavalia  ensiformis  L.),  guandu  (Cajanus  cajan  L.),  crotalária  (Crotalaria juncea)  e  mucuna  cinza  (Mucuna  pruriens  DC.),  cultivadas  separadamente (“solteiro”) ou consorcidas com milho.

A coleção de culturas tem dado suporte a diversos projetos de pesquisa da Unidade e parcerias estabelecidas com outras instituições de Ensino/ Pesquisa.

As culturas de bactérias são preservadas em meio de cultura (YMA) e estamos iniciando o processo de conservação em ultra-freezer (-80ºC). Muitos dos isolados já estão caracterizados morfo-fisiologicamente e alguns geneticamente.

 

  • Curador: Fabio Martins Mercante
  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Agropecuária Oeste é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Agropecuária Oeste em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.

 


 

Ações do documento