Coleção de Fitopatógenos de Arroz e Feijão

A Coleção de Fitopatógenos da Embrapa Arroz e Feijão foi criada na década de 80, advinda das pesquisas visando melhorias dessas culturas alimentares quanto à resistência a doenças, e consequentemente, a sustentabilidade da agricultura brasileira.  Atualmente, possui  mais de 10.000 isolados monospóricos de Magnaporthe oryzae, aproximadamente 2.000 isolados dos fungos Colletotrichum lindemuthianumPseudocescospora griseola, Fusarium oxysporum, Fusarium solani, Sclerotinia sclerotiorum, Dreschlera oryzae, Microdochium oryzae e Rizoctonia solani  e de  bactérias Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens  e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli.  Estes isolados são proveninentes das principais regiões brasileiras produtoras de arroz e de feijão comum. Também encontra-se em formação uma coleção dos organismos que constituem a microbiota das plantas de arroz, coletados tanto em rizosfera como em filosfera. A preservação e ampliação de culturas puras destes microrganismos são realizados rotineiramente e os isolados são utilizados principalmente na seleção de genótipos resistentes à doenças, nos estudos da relação patógeno-hospedeiro e na caracterização de raças fisiológicas. As culturas são armazenadas por meio de dessecação em papel filtro, em água esterilizada, liofilizadas e/ou congeladas a -80oC.

  • Curador: Adriane Wendland
  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Arroz e Feijão é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Arroz e Feijão em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.

 

Ações do documento