Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Coleções de Culturas Microbianas seta Coleção de Microrganismos de Interesse Industrial seta Coleção de Microrganismos de Interesse Agroindustrial

Coleção de Microrganismos de Interesse Agroindustrial

A Coleção de micro-organismos de interesse industrial da Embrapa Uva e Vinho tem como objetivo identificar, caracterizar e preservar linhagens de leveduras e fungos filamentosos fitopatogênicos de interesse econômico para o agronegócio. São preservadas aproximadamente 1.200 linhagens de leveduras isoladas de bagas de uva, caracterizadas com relação às características desejáveis para a elaboração de vinho. Estão preservados em agar inclinado e por  congelamento a -80°C. As informações básicas sobre as linhagens já identificadas estão contidas no InfoMicro. As leveduras com potencial para elaboração de vinhos estão disponíveis para as empresas específicas para a elaboração de vinhos regionais, como Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves-RS), Monte Belo do Sul (RS) e Vale São Francisco (Petrolina-PE). A coleção de fungos filamentosos fitopatogênicos tem aproximadamente 600 linhagens de relacionadas com as culturas de videira, caqui, kiwi maçã, goiaba, morango, trigo, sorgo, milho, pêssego, mirtilo e bergamota. Estes fungos estão sendo mantidos pelo método Castellani. As linhagens estão sendo introduzidas no INFOMICRO.

  • Curador: Gildo Almeida da Silva
  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Uva e Vinho é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Uva e Vinho em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.

 

Ações do documento