Coleção de Vírus de Invertebrados

A Coleção de Vírus de Invertebrados (CVI) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem como objetivo preservar e caracterizar isolados virais com potencial no controle biológico de pragas de importância agropecuária e florestal. A grande maioria de isolados conservados na Coleção são vírus patogênicos a insetos pertencentes ao grupo dos baculovirus. Esta Coleção, iniciada em 1989, preserva atualmente cerca de 100 isolados virais, obtidos por meio de coletas ou de intercâmbios com outras coleções. Esses isolados estão armazenados a -20ºC na forma de suspensão (poliedros ou grânulos puros em água destilada) ou homogeneizados (poliedros ou grânulos semi-puros) ou ainda lagartas infectadas por vírus. Originalmente, as amostras foram designadas pelo prefixo VIR, seguido de um número de ordem de entrada na Coleção e duas letras iniciais em itálico conforme o nome da espécie hospedeira (ex.: VIR-001.Ag, sendo “A” de Anticarsia  e “g” de gemmatalis). No momento, a Coleção presta serviços de identificação e caracterização de patógenos provenientes de lagartas com sintomas de infecção viral.

  • Catálogo de Isolados - acesso on line em elaboração
  • Solicitação de Isolados:

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001. Restrição ao fornecimento: Em caso de não disponibilidade de hospedeiros (insetos ou linhagens celulares) para multiplicação do isolado viral solicitado.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.
Ações do documento