Você está aqui: Página Inicial seta Rede Microbiana seta Coleções de Culturas Microbianas seta Coleção de Microrganismos para Controle de Fitopatógenos e Plantas Daninhas seta Coleção de Microrganismos para Controle de Fitopatógenos e Plantas Daninhas

Coleção de Microrganismos para Controle de Fitopatógenos e Plantas Daninhas

A Coleção de Microrganismos para Controle de Fitopatógenos e Plantas Daninhas é relativamente recente, mas vem apresentando, nos últimos quatro anos um crescimento surpreendente, não só em ternos de enriquecimento, como também, de sua organização. Cerca de 500 novos isolados foram incorporados ao seu acervo e vêm sendo amplamente caracterizados e avaliados quanto ao potencial de uso no controle de fitopatógenos que causam sérios problemas agrícolas. No mesmo período, foram orientadas e defendidas cinco Dissertações de Mestrado e oito Monografias de Graduação, em parceria com Universidades do Distrito Federal. Anualmente, é oferecida a Disciplina Controle Biológico de Fitopatógenos, para alunos do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da Universidade de Brasília. Essas atividades vêm sendo executadas sem perder de vista a preocupação com a documentação e o ordenamento das informações relativas à coleção, uma vez que seus principais objetivos são: assegurar a permanência e qualidade dos organismos conservados, mediante utilização de métodos seguros de preservação e armazenamento; aumentar a variabilidade genética do material mantido na coleção; agregar valor a esse material e, conseqüentemente, ampliar a oferta de isolados e genes para uso nos programas de pesquisa de interesse. Oportuno ressaltar seu vínculo com a Coleção de Trichoderma da Embrapa Arroz e Feijão. Intercâmbio de isolados tem sido feito com várias instituições do país.

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção . A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.
Ações do documento