Coleção de Bactérias de Invertebrados

A Coleção de Bactérias de Invertebrados da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem como objetivo preservar e analisar estirpes de bactérias com potencial no controle biológico de vetores de doenças e pragas de importância agropecuária. Embora a grande maioria de estirpes tenha ação sobre insetos, alguns têm potencial no controle de outras pragas, tais como ácaros e nematóides. Esta coleção, iniciada em 1988, preserva estirpes obtidas através de coletas ou de intercâmbios com outras coleções. Atualmente conta com aproximadamente 2.400 estirpes de Bacillus thuringiensis, Lysinibacillus sphaericus e Brevibacillus laterosporus. As estirpes estão armazenadas em tiras de papel de filtro e liofilizadas e são designadas pelo prefixo S seguido de um número de ordem de entrada na coleção. A coleção presta serviços de avaliação da toxicidade de produtos biológicos a base de Bacillus thuringiensis e Lysinibacillus sphaericus a insetos como: Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae), Plutella xylostella (Lepidoptera: Yponomeutidae), Anticarsia gemmatalis e Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) e Anthonomus grandis (Coleoptera: Curculionidae).

O fornecimento de isolados da coleção pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é feito apenas para instituições de pesquisa e ensino para fins de pesquisa científica sem objetivo econômico, de acordo com a Medida Provisória 2.186-16 de 23 de agosto de 2001.

    • Unidades da Embrapa - enviar e-mail para Curador da Coleção. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras, e instruções posteriores serão encaminhadas.
    • Outras instituições de pesquisa - enviar e-mail para Curador da Coleção com a lista de isolados. A solicitação será avaliada em função da disponibilidade das amostras. Após a análise da pedido, o solicitante deverá preencher o Termo de Transferência de Material (TTM) e enviar para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 3 vias do documento, assinado pelo responsável da instituição.
Ações do documento