Você está aqui: Página Inicial seta Rede Animal seta Projetos Componentes seta PC5A - Conservação In situ de Recursos Genéticos Animais no Brasil: Espécies de Pequeno Porte

PC5A - Conservação In situ de Recursos Genéticos Animais no Brasil: Espécies de Pequeno Porte

Fotos PC5O atual ambiente de pesquisa e desenvolvimento é bastante complexo e influenciado por interesses estratégicos em recursos biológicos, por avanços em vertentes tecnológicas altamente dependentes de variabilidade genética e, atualmente, pela consolidação do arcabouço legal de proteção do conhecimento. Desta forma, é estratégico que programas de conservação de recursos genéticos estejam aptos para tratar destes desafios de maneira dinâmica. Mais especificamente, para a conservação de recursos genéticos de pequenos animais domésticos de produção (ovinos, caprinos, suínos e aves), é imprescindível uma atualização e sofisticação da estratégia de enriquecimento, conservação, caracterização, documentação e uso de acervos de variabilidade genética. Portanto, o presente Projeto Componente (Conservação In situ de Recursos Genéticos Animais no Brasil: espécies de pequeno porte) pretende adotar medidas para manter, organizar, documentar (informatizar) e caracterizar, por meio de caracteres morfológicos e produtivos, pelo menos 16 Núcleos de Conservação de pequenos animais existentes tanto nas Unidades da Embrapa, como em Instituições de Pesquisa Estaduais e Universidades. Informações adicionais sobre os efetivos dos Núcleos de Conservação estão listadas em tabelas localizadas no arquivo ANEXO desta proposta.

Paralelamente, a proposta visa estabelecer critérios de gestão e uso destes recursos genéticos de maneira holística e eqüitativa entre seus participantes. A integração e organização da informação gerada pelos rebanhos por meio da informatização do sistema permitirão a elaboração de ações de pesquisa e desenvolvimento mais sólidas que visem à otimização total dos recursos financeiros e biológicos utilizados. Além disso, os recursos genéticos animais constituintes deste PC5A (caprinos, ovinos, suínos e aves) fornecerão o material genético necessário (sêmen, embriões, DNA e tecido) para a manutenção dos Bancos de Germoplasma Animal (objeto de estudo do PC2A) e terão sua diversidade genética estudada no PC3A (caracterização genética). As metodologias de análise do pedigree utilizadas para as espécies de grande porte (pertencentes ao PC4A), por serem intensamente estudadas nestas espécies e já apresentarem resultados mais concretos, poderão servir como base para as análises dessa natureza nos rebanhos de animais de pequeno porte (PC5A).

As atividades inerentes à conservação, caracterização fenotípica e documentação dos recursos genéticos animais, espécies de pequeno porte (PC5A) serão desenvolvidas de acordo com as normas gerais da Rede Animal, estabelecidas na proposta gerencial (vide PC1A - Gestão da Rede Animal).


Objetivos:

  • Manutenção, documentação (informatização), organização, enriquecimento, caracterização e gerenciamento adequado dos Núcleos de Conservação in situ de raças naturalizadas de animais domésticos de pequeno porte (ovinos, caprinos, suínos e aves) existentes tanto nas Unidades da Embrapa como em Instituições de Pesquisa Estaduais e Universidades.


Planos de Ação:

Ações do documento