PA8 - Núcleo de Conservação de Cavalos Lavradeiros em Roraima

A Embrapa Roraima possui um núcleo de conservação de cavalos lavradeiros localizada no município de Amajari, na fazenda Resolução, região do Cararuau. No estado de  Roraima a raça vem sido introduzida na região dos lavrados, desde a ocupação portuguesa que ocorreu em 1789. Esta introdução ocorreu pela fronteira da Venezuela e da República Cooperativista da Guiana, antiga Guiana Inglesa; em que os colonos portugueses passaram a negociar e trocar animais com os países vizinhos (Santos, 2003). No ano de 1997, a Embrapa Roraima, iniciou o plantel desta raça naturalizada, selecionando e comprando reprodutores de fazendeiros da região, testando suas características raciais e produtivas. Atualmente, o Núcleo de Conservação do Cavalo Lavradeiro é  composto por 36 fêmeas e 4 machos, que são criados de forma extensiva, em pastagens nativas. Os animais recebem apenas sal mineral como suplementação alimentar e reproduzem-se sob o regime de monta natural livre. 

Os plantéis serão avaliados semestralmente quanto à incidência de parasitismo e impacto orgânico, com a coleta individual de fezes e de sangue para exames hematológicos. A ocorrência de outras enfermidades e  desvios de comportamento, são monitorados diariamente.

Todos os animais do Núcleo de conservação receberão identificação individual para garantir as informações de campo. Todas as informações coletadas dos rebanhos serão sistematizadas para a formação de uma base de dados organizada pelo sistema de curadoria.

Com estas ações espera-se manter e gerir o Núcleo de Conservação de Cavalos Lavradeiros de modo a contribuir para a conservação deste importante insumo para a pesquisa agropecuária brasileira, no âmbito da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos.

Objetivos:

  • Manter o Núcleo de Conservação de Cavalos Lavradeiros, realizando diagnóstico do efetivo populacional, caracterizando-os fenotipicamente e preservando sua variabilidade genética.


Responsável:

  • Paulo Sergio Ribeiro de Mattos


Equipe:

  • Paulo Sergio Ribeiro de Mattos


Atividades:

  • Documentação das ações do Núcleo: Atualização, registros, genealogia e informatização.
  • Conservação "in situ" de animais lavradeiros.
  • Documentação: análises estatísticas de dados fenotípicos.
  • Disponibilização de informações ao público sobre os recursos genéticos animais.
  • Diagnóstico da situação do cavalo Lavradeiro.
Ações do documento