Você está aqui: Página Inicial seta Rede Animal seta Notícias seta Dia de Campo para divulgar o reconhecimento da Raça Crioula Lageana.

Dia de Campo para divulgar o reconhecimento da Raça Crioula Lageana.

Dia de Campo para promoção e divulgação da Raça Crioula Lageana aconteceu no dia 08 de Maio, na Fazenda Igrejinha, localidade de Morrinhos-Lages-SC

Dia de Campo para divulgar o reconhecimento da Raça Crioula Lageana.

Convite Dia de Campo

A Associação Brasileira dos Criadores de bovinos da Raça Crioula Lageana - ABCCL promoveu no dia 08-05-2009, na Fazenda Igrejinha, localidade de Morrinhos-Lages-SC um Dia de Campo para divulgação do reconhecimento da Raça pelo Ministério da Agricultura através da Portaria 1048, publicada e editada pelo MAPA no dia 31-10-2008.

O Evento contou com a seguinte programação:

10:00 h Recepção dos convidados

11:00 h Palestra " Estado da arte da raça Crioula Lageana", proferida pelo Prof. Dr. José Antônio Ribas Ribeiro da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

11:00 h Palestra " Contribuição da raça Crioula Lageana para a cadeia produtiva da carne bovina" proferida pelo Dr. José Carlos Ramos-MAPA/SC.

O  evento congregou mais de 400 pessoas entre autoridades, pesquisadores, professores e criadores envolvidos no incansável trabalho que culminou com o reconhecimento da Raça Crioula Lageana. 

Entre as autoridades estavam  o Deputado Federal Valdir Collato, o Secretário da Agricultura de Santa Catarina Antônio Ceron, o Secretário do Desenvolvimento Econômico Onofre Agustine, o Superintendente Federal da Agricultura  de Santa Catarina   Francisco Alexandro Pawell Van DeCasteele, o Chefe da Unidade da Epagri em Lages Dr. Vilmar Francisco Zardo e o ex presidente da Embrapa Luis Carlos Pinheiro Machado.

 Além dos palestrantes outros  professores e pesquisadores  envolvidos  em trabalhos com a Raça Crioula Lageana também estava presente, entre eles, o Dr. Armando Teixeira Primo pesquisador aposentado da Embrapa que iniciou  o trabalho de Conservação de Recursos Genéticos Animais no Cenargen.  

Na oportunidade, os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria do Socorro Maués Albuquerque e Alexandre Floriani Ramos fizeram a entrega ao Presidente da ABCCL  Sr. Nelson de Araujo Camargo do  certificado de colaboração nos projetos que visam a Conservaçãp e o Desenvolvimento de Raças Naturalizadas Brasileiras.

Na ocasião, foi entregue aos referidos pesquisadores  certificados de Sócio Benemérito da ABCCL pelos extraordinários serviços prestados à Raça Crioula Lageana para os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e BIotecnologia, Arthur da Silva Mariante, José Benedito de Freitas Trovo e Assis Roberto de Bem "in memorian"  assim como, Agradecimento Especial  pelo apoio técnico prestado à Raça para Maria do Socorro Maués Albuquerque, Rodolfo Rumpf e Teodoro Romano VasKe.

No Evento aconteceu também o lançamento do Livro “Raça Crioula Lageana : o esteio do Ontem, o labor do Hoje e a oportunidade do Amanhã” de autoria da pesquisadora Vera Maria Villamil Martins e editado pela ABCCL.

 

Ações do documento